<$BlogRSDUrl$>

2004/02/27

Um imperativo nacional de primeira ordem. Pela cultura de vida, contra a cultura de morte — Tendências e soluções. 

Tudo continua inquietante, nessas tendências, claro! — escrevi num poste anterior.

Que concluir? — perguntei no fim.

Primeiro: que nem tudo é inquietante.

É positiva a melhoria prevista da esperança de vida, que prolongando a vida de muitos, preenche lugares vagos deixados pelos que não chegaram a nascer.

E note-se que não são seres inválidos ou menos inválidos aqueles “idosos” cuja vida é prolongada pela melhoria generalizada dos cuidados de saúde: pode tratar-se, e trata-se muitíssimas vezes, de gente na força da vida, na plenitude do seu discernimento e da experiência, com perfeita solidez de julgamento e do poder de decisão, gente mais criativa e mais serena que o geral.

É também muito positiva a diminuição, que se poderia chamar drástica, da taxa de mortalidade infantil, ou mortalidade no 1º ano de vida: sendo menos os que nascem, em parte isso é compensado por serem também menos os que morrem.

É ainda positivo que a taxa de fertilidade (filhos por mulher) prevista para 2050 (1,7) seja superior, embora ligeiramente e de modo insuficiente, à taxa de 2002.

Como se poderia melhorar essa taxa?

É também por isso que as lutas contra a mentalidade abortista e pelo sentido das responsabilidades; e contra as condições que levam muitas mulheres ao aborto são tão importantes.

VITAIS!

Mas também é positivo que hoje se valorize, entre nós, a imigração como factor positivo de crescimento social e económico, para lá dos factores de risco conflitual e de retrocesso social e económico que também apresenta.

Igualmente me parece positivo o crescimento acentuado de nascimentos de mães mais velhas, entre os 35/39 anos, entre os 40/44 e até entre os 45/49 anos.

Estes os lados positivos revelados pelo relatório.

E os lados negativos?

O decréscimo populacional futuro, aparentemente considerado facto assente, antes de tudo o mais. Por isso impõe-se — para ser ainda evitado — que se valorizem ao máximo todos os factores positivos sublinhados acima.

É também lado negativo aquilo que o relatório conta do aumento do número de crianças nascidas fora do matrimónio, que em 2002 já representou 25,2% do total das crianças nascidas.

Mas será um facto tão negativo como isso, dum ponto de vista dominantemente demográfico?

Já o crescimento do número de filhos de mães solteiras adolescentes oferecerá menos dúvidas.

Enfim, se apesar de tudo os lados positivos sobrelevam em número os negativos, o dado certo é que, saldo feito, tudo aponta na mesma para o decréscimo fatal da população.

Todos os governos têm de encarar isso como o problema dos problemas que o País enfrenta.

Limites da imigração e vistas largas, aconselham-se.

Política escolar de assimilação dos imigrantes, isto é, boas escolas para eles, em vez do refugo, pelo menos para os filhos de imigrantes capazes de aprender como qualquer português, sem se obrigar os filhos dos Portugueses a aprenderem menos e pior para não se distanciarem dos menos bons.

Quanto aos outros aspectos positivos salientados, são precisas decisões que os favoreçam e incentivem.

Em resumo e conclusão final.

Precisa-se de uma política de natalidade e de forte discriminação positiva a favor das famílias numerosas.

Ou seja, precisamos duma política realmente natalista de natalidade.

Precisamos dum Portugal não despovoado de Portugueses.

A.C.R.

Etiquetas: ,



  • Assine e faça assinar a petição

  • O aborto visto de cima 

    Quando as pessoas se questionam surpreendidas como é que foi possível chegar às matanças do séc. XX – uma muito mediatizada e outras habilmente ocultadas à procura de melhores dias – talvez essa surpresa se deva a uma visão utópica da condição humana, que as leva a ignorar como é fácil iludir e justificar as maiores atrocidades, pelo simples facto de que os homens são capazes de justificar tudo o que quiserem, sobretudo quando se erguem como juízes do bem e do mal.

    Ora, é precisamente isso que a esquerda
    – que domina a arte da mentira e do ocultamento – tem feito nos últimos 50 anos em Portugal. Partindo do princípio de que os homens nascem com asas nas costas – especialmente se forem de esquerda – nada de mal podem fazer por sua culpa; se algum mal fazem a culpa é da sociedade e das suas estruturas, tais como a família, a Igreja, as forças de segurança, a instituição militar, enfim, tudo o que suponha hierarquia e autoridade. Essas, sim, são as estruturas que fazem os homens maus e devem ser eliminadas para que se possa erguer o “homem novo”.

    O aborto é uma das frentes predilectas da esquerda, a par do homossexualismo e da droga. Com a escassez de proletários e de camponeses (a reforma agrária deu no que deu...) e uma classe dirigente que não dispensa as delícias de Cápua, a esquerda teve de encontrar o seu novo paradigma.

    Posta de lado a argumentação sobre o aborto clandestino – que eles sabem que nunca irá acabar, porque as mulheres que a ele recorrem querem mesmo ocultar o seu estado de gravidez e que não lhe façam perguntas – o novo raciocínio que preconiza a despenalização do aborto à la carte até às 10 ou 12 semanas é cristalino: como as mulheres que abortam nascem com asas nas costas, de forma alguma podem matar os próprios filhos, portanto, o aborto não é crime. Como tal, se ao fim de 12 semanas uma mulher quiser despachar o que traz na barriga pode fazê-lo, pois não se trata de um ser humano. No entanto, se quiser levar a gravidez até ao fim, então aí já tem na barriga um ser humano. Não é maravilhoso? O atributo de ser humano é fixado pelo arbítrio da vontade.

    É claro que se a esquerda conseguiu chegar onde chegou foi porque a direita – particularmente os políticos – foi criada à sua imagem e semelhança para servir de alavanca. Com a ingenuidade, a moleza e a buçalidade intelectual que a caracteriza, a direita comeu sempre muito bem as tretas da APF, tais como o mito da penalização das mulheres, quando o que, de facto, pretendem é proteger os “profissionais” carniceiros da máfia abortista, e a ideia de que o aborto quando realizado em estabelecimento legal não tem consequências para a saúde das mulheres, quando se sabe que há maior incidência de cancro na mama e depressões entre mulheres que abortaram.

    As contradições da esquerda são mais que muitas. Porquê pôr o limite legal para aborto livre às 10 ou 12 semanas? Porque não às 24 ou 36? Se não é crime... Dizem que não há direito uma mulher ir a tribunal por abortar. Então e há direito uma mulher ir a tribunal por roubar, traficar droga, fugir aos impostos ou matar a mãe? Condenam a violência doméstica como crime, mas querem absolver o caso extremo de violência doméstica, em que uma mulher, mais ou menos pressionada, recorre a um carniceiro para que lhe mate o filho. Para eles é mais grave levar uns estalos do que ser triturado.

    E se um indivíduo – desses que não gosta de mulheres grávidas – agredir uma mulher grávida de 12 semanas na barriga e lhe provocar um aborto, comete crime de homicídio ou não?

    Após tantos anos de ditadura cultural e política de esquerda, já devíamos ter aprendido que as soluções deles são sempre piores que os problemas.

    É claro que eles sabem que estas coisas vão por partes: os que querem agora o aborto livre até às 10 ou 12 semanas foram os mesmos que aprovaram a actual lei há 20 anos, em nome da tolerância e da modernidade; daqui por poucos anos vão querer alargar o aborto até às 20 ou 24 semanas, invocando a mesma tolerância e os progressos da medicina, com a desculpa de que 12 semanas é pouco tempo para dar vazão à demanda nos serviços de saúde, que não estão preparados para tanta exigência. E por aí fora.

    Eliminar as práticas abortivas da lista de crimes é abrir caminho para a sua banalização e para outras práticas de morte tais como a eutanásia, a instrumentalização e a morte de embriões para benefício de terceiros, enfim, é abrir o caminho para as novas câmaras de gás a todos aqueles que os iluminados acharem que não são dignos de viver.

    Se descriminalizar as práticas abortivas é condenável, mais condenável é dispor de estruturas hospitalares, concebidas para conservar a vida humana, e instrumentalizá-las para a sua destruição arbitrária, ou seja, porque dá jeito.

    Será que os hospitais, que não conseguem dar vazão a tantas cirurgias há anos em lista de espera, vão atrasar ainda mais os seus serviços para dar prioridade aos abortos?

    Existem dois caminhos para ajudar as mulheres com gravidezes problemáticas: ajudá-las a aceitar a gravidez e a maternidade ou ajudá-las a despachar o que trazem no ventre. A esquerda prefere a última e condena os que que preferem e praticam a primeira.

    A esquerda é assim: é canha, torta, sinistra... é esquerda.


    Manuel Brás
    manuelbras@portugalmail.pt

    Etiquetas: ,


    2004/02/26


  • Assine e faça assinar a petição

  • Para onde caminhamos em Portugal, em termos de população? 

    Constatações relativas a 2002 e previsões para 2050 do último relatório do Conselho da Europa, sobre demografia, nos jornais já esta semana.

    Quanto a Portugal, tendências confirmadas, sem nada de muito surpreendente — tudo continua inquietante, claro! Tendências que se resumem assim:

    I. Em 2050 poderemos ser, em Portugal, menos um milhão que em 31 de Dezembro 2002, isto é, cerca de 9 milhões e 300 mil.

    II. O decréscimo populacional dar-se-à a partir de 2010.

    III. Em 2050 a população estará ainda muito mais envelhecida que no fim do 2002: teremos então, por cada 100 jovens, com menos de 15 anos, 243 idosos, com mais de 65 anos, ou seja, por cada jovem, quase 2,5 idosos.

    IV. Este envelhecimento da população resulta de nascimentos em número cada vez mais reduzido e do aumento da longevidade geral, em consequência da melhoria dos cuidados de saúde.

    V. A tendência para o envelhecimento e redução da população tem sido algo atenuada pelo factor imigração. Em 2002 a percentagem de imigrantes (legalizados) era já de 2,2% da população (238.746 residentes), 47,8% dos quais de origem africana e 30,2% de europeus.

    VI. A melhoria dos cuidados de saúde fará que os portugueses vivam em 2050 mais 5 anos em média, passando a esperança de vida de 73,7 anos (homens) e 80,6 (mulheres), em 2002, para 79 anos e 84,7 anos, respectivamente, em 2050.

    VII. Outro factor, além do crescimento da esperança de vida e da imigração, que tem contribuído para, até agora, evitar a quebra populacional, é a altíssima diminuição da mortalidade infantil que em 2002 desceu para 5 mortos por cada 1000 nados-vivos e que se prevê venha a ser, em 2050, de apenas 3 mortos por cada 1000 nados-vivos.

    VIII. Nada disso, porém, evitará, por fim, a diminuição da população, dada a quebra muito acentuada, nos últimos anos, do número de filhos por mulher (taxa de fertilidade) que foi em 2002 de 1,5 filhos, quando seriam necessários 2,1 filhos por mulher, para assegurar a renovação de cada geração.

    IX. O estudo do Conselho da Europa prevê que, em 2050, essa taxa terá aumentado para 1,7 o que continua a ser ainda insuficiente para o efeito citado, não evitando, portanto, que a população portuguesa seja então inferior em cerca de 1 milhão ao que era em 31 de Dezembro de 2002, repito.

    QUE CONCLUIR?

    A.C.R.

    Etiquetas:


    2004/02/25


  • Assine e faça assinar a petição

  • Associação Portuguesa de Maternidade e Vida (APMV) apoia Luís Villas-Boas 


    Refúgio Aboim Ascensão


    A APMV veio apoiar publicamente as declarações de Villas-Boas, presidente da Comissão de Acompanhamento da Lei de Adopção, sobre as suas reservas à adopção de crianças por casais homossexuais. Villas-Boas teve “a coragem de publicamente afirmar o que é melhor para as crianças, sem medo das pressões de grupos minoritários”, segundo um comunicado da APMV. De facto Luís Villas-Boas afirmou que não é a favor da adopção de crianças por “casais homossexuais” na medida em que há milhares de casais heterossexuais que não podem ter filhos e que desesperam para poder perfilhar uma criança. A posição do director do Refúgio Aboim Ascensão havia suscitado um coro de críticas de movimentos homossexuais e simpatizantes.

    A.C.R.

    O nosso Balanço do Nacionalismo Português Actual - Índice (actualizado) 

    2004/02/03 - O nosso Balanço do Nacionalismo Português Actual. Rapidamente mas com Força.
    2004/02/03 - Um Balanço do Nacionalismo Português Actual (II)
    2004/02/05 - Para um Balanço do Nacionalismo Português (III). A propósito da Universidade Livre e outras realizações.
    2004/02/06 - Para uma espécie de Balanço do Nacionalismo Português. (IV)
    2004/02/09 - Já chega de balanço do Nacionalismo português moderno? E que podemos esperar do futuro, ou o futuro esperar de nós?
    2004/02/11 - Ainda para um Balanço do Nacionalismo Português moderno (VI). Como nasceu e viveu o MPP – Movimento Popular Português.
    2004/02/12 - Para o balanço do Nacionalismo Português moderno (VII). Os breves meses de existência do M.P.P. - Movimento Popular Português. Outras frentes em que entâo nos batemos.
    2004/02/13 - Contributos para um balanço do Nacionalismo Português moderno (VIII). Os “feitos” anticomunistas do Movimento Popular Português. Outras frentes de combate de Maio a Setembro 1974.
    2004/02/16 - Para uma resenha histórica e balanço do Nacionalismo Português moderno e pós-moderno (IX). Como veio a acabar o M.P.P. — Movimento Popular Português
    2004/02/17 - O balanço do Novo Nacionalismo Português continua (X). O M.P.P. espelhou bem o período em que viveu. Actividades outras, paralelas, do grupo do VECTOR.
    2004/02/18 - Para o balanço do Nacionalismo Português contemporâneo (XI). Mais alguns dados sobre a vida da “Resistência”.
    2004/02/19 - Voltando ao MPP – Movimento Popular Português. Agora, sim, vamos falar, enfim, de porque acabou. O balanço do Novo Nacionalismo Português não ficaria completo. (XII)
    2004/02/20 - Um parêntese. Achegas sobre a ida do MPP ao Alentejo, em princípios de Setembro de 1974.
    2004/02/23 - Para o nosso balanço do Nacionalismo Português (XIII). Hoje falamos de mudanças que o “28 de Setembro” trouxe.

    Etiquetas: , , ,


    2004/02/23


  • Assine e faça assinar a petição

  • Para o nosso balanço do Nacionalismo Português. (XIII) 

    Hoje falamos de mudanças que o “28 de Setembro” trouxe.

    (continuação do post de 2004/02/20)

    O estado de espírito que viria a gerar o “28 de Setembro”, por parte da Direita portuguesa, foi sem dúvida o de um grande optimismo, por isso, talvez, pouco reflectido, como deixei escapar no poste anterior.

    A “Direita” spinolista julgou chegada a hora do seu triunfo e atirou-se de cabeça, com poucas precauções.

    A esquerda comunista ou satélite, por seu lado, não tinha ainda verdadeiramente dado a medida da sua força e da sua determinação, nem tinha ainda dado, como veio a dar, por fim, a medida do seu desespero suicida.

    Ambas foram precipitadas.

    A composição do equilíbrio de forças que havia de permitir, enfim, de algum modo, estabilizar politicamente o País, não passava pelo triunfo nem de uma, nem de outra.

    Se quiséssemos usar uma linguagem cinegética, poderíamos dizer que o Gen. Spínola funcionou no pós-25 de Abril, até ao fim do PREC, como uma espécie de negação da Direita portuguesa.

    Inconscientemente, em todo o caso, mas talvez porque essa fosse a grande vocação do Gen. Spínola, tudo aconteceu como se a Direita acirrasse o General, atirando-o sucessivamente para o campo de caça da esquerda e dos comunistas, que aí acabaram por apanhá-lo, reduzindo a pouco o seu peso político.

    Foi no 28 de Setembro e foi no 11 de Março.

    A verdade, porém, é que essas datas, se ficaram como as grande vitórias da esquerda comunista ou comunizante, de tal modo a obrigaram a excessos políticos e de violência que a desgastaram e esgotaram para outros combates mais decisivos. De facto perdeu-os essa esquerda por estar já muito enfraquecida, dos seus excessos anteriores, em que usou e abusou das forças próprias, até à exaustão, ao mesmo tempo que a não-esquerda se tinha entretanto organizado melhor e reunido forças mais disciplinadas, lúcidas e promissoras.

    As derrotas do Gen. Spínola, das duas vezes em que provocou a esquerda em terreno aberto, no 28 de Setembro e no 11 de Março, deram cabo dessa esquerda “vencedora”.

    Saldo do balanço dessas provocações: Spínola, com as suas insensatezes, obrigou a esquerda a tais dislates defensivos/agressivos que, no fim, deixando-a esgotada pelos excessos das reacções dela (as nacionalizações, as ocupações de propriedades, a autogestão de empresas, etc.), a conduziu indirectamente à derrota.

    Talvez, afinal, não tenha sido de todo injusto o título de Marechal que lhe deram....

    Mas é certo que, por uns tempos, não apenas a direita spinolista, mas toda a direita ficou em estado de grande desorientação e paralisada, após o “28 de Setembro”.

    Estuporada, como se diria em Português de antanho, e sem saber que fazer.

    Nós, antes militantes do MPP, aceitámos o convite do PDC, como já disse, depois de uma paralisação política de quase dois meses (v. Poste XII).

    Ao ligarmo-nos ao PDC, não podíamos imaginar que, sem querer nem saber, íamos juntar achas num projecto político que também acabaria por tornar-se outro foco spinolista, sujeito à atracção dos habituais abismos de insensatez, imponderação e arrogância, ao estilo da “escola” do General..

    Em apenas pouco mais de cinco meses vertiginosos, de 28/09/74 a 11/03/75, o PDC estabeleceu-se como partido, atingiu o zénite de popularidade e praticamente morreu, de morte súbita.

    Mas a verdade é que, pela história do PDC, como por tantas outras histórias de actividades frenéticas, mas bem fundadas, de luta contra o domínio marxista do País, em tantas frentes, depressa os Portugueses nos sentimos cheios outra vez de esperança e optimismo.

    Desta vez foi tão verdade e profundo o optimismo, que a “derrota” do 11 de Março não fez mossa e, em vez de abater a resistência da Nação, foi como um impulso novo para a resistência se firmar mais sólida e mais fundo.

    Nem as nacionalizações em massa abateram o País!

    Como se em geral pressentíssemos que isso e tudo que as acompanhou era o erro mais grave dos comunistas e comunizantes, que havia de conduzi-los fatalmente à derrota sem remissão.

    Nós, os “antigos” do “antigo MPP” e do “falecido” PDC lembrávamo-nos do sofrimento dos prisioneiros de 28 de Setembro, muitas vezes, porque sentíamos a sua ausência e a falta que faziam às famílias e ao nosso combate. Aos mais próximos de nós mandávamos, quanto podíamos, os nossas mensagens de esperança e confiança. Mas não podíamos deixar de lamentá-los sobretudo por estarem longe deste frenesim insurreccional que mais cedo ou mais tarde inverteria o sentido que as coisas tinham tomado até ao 11 de Março.

    Sabíamos que era só uma questão de algum tempo.

    A imensa nódoa da prisão, sem culpa formada, dos mais de mil prisioneiros políticos do 28 de Setembro, marcaria para sempre de infâmia o “regime” saído dos acontecimentos daquela data e refinado no 11 de Março.

    Essa infâmia era por si só tão insuportável que o “regime” que a fizera não podia durar.

    Absoluta foi, pois, a nossa alegria de ver cá fora, depois de o “regime” ter caído, os dois prisioneiros políticos do 28 de Setembro com quem mais, no MPP e no “Bandarra”, os do grupo do VECTOR tínhamos trabalhado: o José Luís Pechirra e o Manuel Maria Múrias.

    Não há dúvida: o “regime” do 28 de Setembro tinha-os metido na cadeia, a eles e aos outros mil, mas foi curto: precisaria de ter metido muitos mais, talvez a Nação inteira. O PCP e apaniguados avaliaram muito mal a força de todos nós.

    A.C.R.

    (continua num próximo post)

    Etiquetas: , , , ,


    This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional