<$BlogRSDUrl$>

2003/10/31

A uma leitora/navegadora desconhecida 

Surpreendido e encantado, li o seu e-mail de 29 do corrente.

Começo por esclarecê-la de que o nosso blog é realmente colectivo na medida em que por ele responde uma entidade associativa, a Aliança Nacional, sua promotora, sediada em Lisboa; mas que sou eu, subscritor desta resposta à sua mensagem, o coordenador e orientador individualmente do blog, imediatamente apoiado pelo meu filho Miguel.

Deu-nos enorme satisfação que tivesse apreciado os nossos posts relativos à Beira Interior.

Os nacionalistas temos de provar concretamente que não nos reduzimos a Lisboa, nem a uma visão lisboeta ou centralizadora da política e dos interesses nacionais.

Acreditamos também que não basta ser nacionalista de ideias gerais e visões doutrinárias abstractas.

Amando apaixonadamente a Nação e a Pátria portuguesas, temos de demonstrá-lo por políticas específicas de acção e governo, com objectivos colectivos concretos de desenvolvimento e aperfeiçoamento social, moral, cultural, educacional e económico.

Para Portugal todo, mas ainda mais para aquelas porções dele que não merecem ficar para trás, como vem sendo o caso da Beira Interior.

É nosso programa, neste exemplo da BI, atrair elites aqui e mobilizar e unir as que existem já, à volta de alguns projectos bem definidos que convençam os poderes e apoios públicos da capacidade de iniciativa e realização das novas elites locais, pelo que vale a pena apostar nelas.

Trabalho esgotante mas que pode ser gratificador.

Desculpe o arrazoado, mas as suas palavras mereciam que me abrisse ao entusiasmo e emoção por Portugal e pela Beira Interior que leio nelas.

Com os meus melhores cumprimentos, ao seu dispor.

António da Cruz Rodrigues
________________________________

Textos sobre a Beira Interior:

- "DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS"

- "Quer o Governo uma grande oportunidade para dar provas da sua ARTE DE GOVERNAR? Porque não aplica decididamente o seu Plano de Intervenção para a Beira Interior? A Beira Interior não pode esperar mais..."

- "A segunda das catástrofes que assolaram a Beira Interior. E um teste, repetimos, à Arte de Governar deste Governo."

- "Salvar a floresta, salvar o ambiente, salvar a paisagem"

Etiquetas: , ,


2003/10/30

Rectificação do "Público" - Pior a emenda que o soneto 

Para os que nos vêm acompanhando, comentamos aqui a "Rectificação" produzida pelo "Público" de hoje à sua "notícia" de 27 do corrente, intitulada "Imigrantes acusados de "destruir" Portugal", em que a Aliança Nacional, mas sobretudo eu, pessoalmente, éramos gravemente atingidos.

Da "Rectificação" de hoje, saímos ainda pior, com efeito:

1º — Porque o m/desmentido, recebido no "Público", ontem, não é transcrito na íntegra, como a deontologia e a Lei mandam, nem sequer as partes essenciais;

2º — Assim, o "Público" não fez mais que esconder o essencial do desmentido e, daquilo que transcreve, faz interpretação errada e ridícula;

3º — Fica na "Rectificação" escondido e omitido o principal, isto é, que não sendo eu dirigente do PNR há mais de 2 anos e meio, nada tem a ver o PNR com a iniciativa do II Congresso Nacionalista Português, o que era a principal confusão posta a circular pela pretensa "notícia" da Jornalista sua autora, com os objectivos que se imaginam.

Lisboa, 30 de Outubro de 2003.

António da Cruz Rodrigues

Etiquetas: , ,


2003/10/29

Qual é o nosso Portugal? Que Portugal é o nosso? Contributos duma grande geração de sacerdotes (I). 

Domingo passado, participei com minha mulher num almoço de homenagem ao Prior da paróquia de Santiago, concelho de Seia — principal porta de acesso à Torre, Serra da Estrela — distrito da Guarda, um dos três da chamada Beira Interior.

Éramos quase duzentos dos actuais paroquianos do P.e Rogério Miranda (e antigos, o meu caso) que no mediano restaurante “O Manjar”, em Pinhanços, mesmo à ilharga da Estrada da Beira (Coimbra – Celorico da Beira) ali festejávamos os 25 anos da tomada de posse do P.e Rogério como pároco de Santiago.

É uma pequena mas próspera freguesia, com a sede e três pequeníssimas anexas, a menos de um quilómetro umas das outras, as quais, no conjunto, talvez não cheguem ou pouco passarão dos mil habitantes. Mas a freguesia tem-se desenvolvido fortemente e resistido bem ao despovoamento do distrito, principalmente talvez por ficar pegada à freguesia da sede do concelho, donde vem fixar-se ali muita gente que trabalha em Seia, mas lá não vive ou preferiu deixar de lá viver.

O desenvolvimento da freguesia, nos últimos quarenta e tal anos, é de “encher o olho”, sem ironia e em bom sentido. Não surgiram novas fontes produtivas significativas nem a população cresceu, antes pelo contrário, mas a qualidade de vida é que melhorou extraordinariamente: aumentou muito o número de alunos que frequentam o ensino superior ou se diplomaram nas universidades e politécnicos de Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda, Seia, Covilhã, Vila Real e Bragança ou de mais longe; o número de automóveis cresceu exponencialmente, sendo numerosas as casas uni-familiares, com dois, três e até quatro carros para a família; não há praticamente família sem o seu telefone fixo e telemóvel ou telemóveis; mas sobretudo a qualidade da habitação é que melhorou ainda mais sensacionalmente que tudo o resto.

A grande maioria das pessoas mudou, mudou de casa, para muito melhores casas. Ao longo das ruas e estradas só se vêem casas novas, o que explica em grande parte o enorme “boom” destes anos na construção civil, que é a primeira actividade económica do concelho, logo seguida do Turismo e terciário em geral e de um certo renascimento da têxtil.

Foram primeiro os emigrantes, a partir do início dos anos sessenta, ao mesmo tempo que os empregados da indústria têxtil, então em plena pujança, com a ajuda do crédito bancário para habitação; mas hoje e desde há quase duas décadas, são sobretudo os que ganham bem, na própria região, a construir as suas casas — professores, engenheiros, economistas, médicos, comerciantes e outros empresários, etc. — casas frequentemente de melhor gosto, a fazer esquecer e a ultrapassar de longe o grande surto construtivo dos antigos emigrantes dos anos 60 e 70, muitos deles retornados do Ultramar em 1974-75.

Nota-se forçosamente a elevada auto-estima, sem arrogância, das pessoas que aqui vivem.

Talvez porque é nestas localidades — cidades ou vilas e aldeias mais próximas — que a qualidade de vida é hoje, em muitos aspectos, superior à dos grandes aglomerados urbanos do Litoral.

Mas a que vem tudo isto, afinal, se o título prometia que falaríamos dos dois Portugais que temos e duma grande geração de sacerdotes que... — vamos lá, antecipo-me — que muito deu a Portugal?

Lá iremos.

Fica para breve.

A.C.R.

(continua num próximo post)

Etiquetas: , , ,


2003/10/28

II Congresso Nacionalista Português - Desmentido de uma "notícia" do "Público" 

Num artigo do "Público"de ontem, 27 do corrente, intitulado "Imigrantes Acusados de "destruir" Portugal", da autoria da Jornalista Maria José Oliveira e referente ao PNR - Partido Nacional Renovador, pretende-se estabelecer uma ligação de causa e efeito, entre este Partido e a realização do II Congresso Nacionalista Português.

Para justificar tal asserção, o único elo de ligação apontado pela Jornalista é o seguinte:

"(...) um dos elementos da sua Comissão Directiva (do PNR), António da Cruz Rodrigues, é o maior dinamizador do Congresso. Basta para tal, visitar o blogue criado por este dirigente do PNR (www.nacionalismo-de-futuro. blogspot.com)".

Fim de citação.

Quero afirmar categoricamente que:

1º - Deixei de ter qualquer cargo, em qualquer dos órgãos dirigentes do PNR, a partir das eleições de Janeiro 2001, há mais de dois anos e meio;

2º - Isto poderá ser confirmado no Tribunal Constitucional, ao qual, como é de lei, os dirigentes então eleitos deverão ter comunicado o resultado das eleições referidas, para efeitos de registo;

3º - O Congresso é uma iniciativa inteiramente apartidária, sem nenhuma relação, directa ou indirecta, seja com que Partido for, nacional ou estrangeiro;

4º - A própria Aliança Nacional, titular do blogue em questão (e de que o subscritor é presidente da Direcção), não é um Partido, mas mera associação para o estudo e a formação, divulgação e intervenção doutrinárias e, portanto, sem nenhum carácter eleitoralista;

5º - Obviamente, nem o signatário, nem a Aliança Nacional têm, por seu lado, qualquer relação com a campanha de cartazes que serve de pretexto à Senhora Jornalista para o seu artigo, notícia cujas implicações repudiamos vigorosamente.

Lisboa, 28 de Outubro de 2003

António da Cruz Rodrigues

Etiquetas: , ,


AS MINHAS MEMÓRIAS DO MANUEL MARIA MÚRIAS(III) 

António da Cruz Rodrigues

(continuação do post de 2003/10/27)


A Guerra do Golfo, os E.U.A. e os judeus

O meu rol de recordações relacionadas com Múrias é, como se vê, variado e extenso. Mas o mais singular ainda será, talvez, que nunca entre nós tenha havido o menor desentendimento ou núvem ameaçadora do clima de militante simpatia que cedo e rapidamente se criou entre nós.

Isso não nos impediu, nem quereríamos, de termos frequentes divergências amigáveis em matéria de opinião e de juízo sobre pessoas e acontecimentos.

Poderia referir vários casos, mas dou só um exemplo, por o considerar particularmente elucidativo do tipo das nossas divergências de opinião.

Era em 1991, durante a chamada Guerra do Golfo, tinha a U.R.S.S. acabado de soçobrar, desfazendo-se em repúblicas e territórios autónomos e ficando a tal ponto impotente que os E. U A. puderam lançar-se, hoje diria sem pudor, na aventura oportunista, bem calculada e bem premeditada, mesmo genialmente articulada por Bush, pai, da guerra contra Saddam Hussein, o presidente do Iraque.

Aliás, mais tarde mediocremente imitada e mais mediocremente executada por Clinton em 1998/1999, contra Milosevic da Sérvia, por causa pretensamente do Kosovo.

Múrias era por Saddam contra os E.UA.; eu contra Saddam.

Ele pretendia que os E.UA. precisavam dum lição contra a sua arrogância agravada pela vitória final na Guerra Fria, então acabada de obter com a implosão do império comunista russo; eu ainda desconfiado do súbito esmagamento da U.R.S.S., não queria consentir nenhum trunfo que eventualmente permitisse, por então, a recuperação comunista, como poderia acontecer se os Americanos e o Ocidente ficassem humilhados na perda daquela cartada mundial. Ele achava que também Israel precisava de um bofetada bem assente, para ver se não continuava, com as suas querelas contra o resto do Médio e Próximo Oriente, a pôr ciclicamente em perigo a paz mundial, arrastando-nos a todos para uma nova Guerra Mundial, em defesa dos seus exclusivos interesses; eu pensava que os Árabes, e os Muçulmanos em geral, mais tarde ou mais cedo se encarregariam disso, de derrotar Israel sem que tivéssemos nós de comprometermo-nos, mas que, por então, prevalecia a necessidade de não deixar os comunistas recuperarem da sua derrota recente, voltando a assumir na sua periferia papel decisivo no vazio que os Americanos, uma vez humilhados, lá deixariam.

Ele rematou a discussão com uma ironia: «Só há uma coisa em que você tem razão é que assim não teremos de voltar a receber na Europa, nos próximos tempos, milhares ou milhões de judeus em fuga de Israel, caso os E.UA. percam ou não ganhem esta guerra». Ambos estávamos longe de pensar na altura quanto, passados menos de dez anos, Israel viria a estar realmente ameaçado de soçobrar a uma simples, mas complexa Intifada e o Mundo ocidental efectivamente ameaçado de ter de entrar numa guerra que pode generalizar-se, em defesa só dos interesses judaicos e limitadamente americanos.

Excluída a ironia, a discussão era, pois, toda ela muito... séria, porque, como se vê, os problemas do Médio e Próximo Oriente, conservam a plena actualidade, e cada vez mais, até. Nós que os vivemos, outra vez, agora intensamente, adivinhamos onde a discussão de há dez anos, continuada na actualidade, acabaria por levar.


Descendente de judeus - ele de portuguesíssima cultura

Mas, mudando de assunto, se me perguntarem o que me parece que melhor caracterizava a personalidade do Manuel Maria Múrias, responderei sem hesitar que era o seu profundo e enorme portuguesismo, ele que também afirmava alto a sua descendência de judeus cristãos-novos do nordeste de Portugal, pelo lado materno, Baptista, nome que igualmente usava.

Filho de um grande jornalista e escritor, erudito e historiador, o Dr. Manuel Múrias, o que intelectualmente de certo modo mais avultava na formação do Manuel Maria era a sua marca de herdeiro espiritual, seguidor, contemporâneo ou interlocutor de três ou quatro gerações duma grande elite cultural portuguesa do séc. XX.

Como que para lembrar bem as suas origens e clima em que foi criado, e as suas dívidas culturais, ele gostava de lembrar que aos onze anos já assistia com deleite às conversas entre seu Pai, comissário para Exposição do Mundo Português, e o ministro da tutela, nada mais nada menos que o Eng. Duarte Pacheco, ou, um pouco mais tarde, às tertúlias no gabinete de seu Pai, director da Biblioteca Nacional, com intelectuais portugueses e não raro o romeno Mircea Eliade e o espanhol Ortega y Gasset, o primeiro então adido cultural à embaixada da Roménia e o segundo refugiado da Guerra Civil de Espanha.

Mas isso eram apenas vagas recordações de infância, porque o que nele se revelava único e definitivo era a sua cultura toda radicada no substracto duma assídua e regular convivência e familiaridade de autores de sucessivas gerações que sedimentaram a grandeza da inteligência portuguesa no séc. XX. Estou certo de que ele evocaria facilmente estes que recordo, entre mortos e vivos, um pouco ao acaso da memória, necessariamente com as lacunas que o Manuel Maria saberia evitar: o próprio Pai, Manuel Múrias, naturalmente, Rodrigues Cavalheiro, os Caetano Beirão, Pai e Filho, João Ameal, Damião Peres, Barradas de Oliveira, Domingos Mascarenhas, Amândio César, Eduardo Freitas da Costa, Manuel Gama, Augusto Gil, Alberto de Monsaraz, Ladislau Patrício, António Alves Martins, Guilherme de Faria, Álvaro Pinto, Nuno Sampayo, Manuel Alves de Oliveira, o Homem Cristo Filho, Leitão de Barros, Cotinelli TeImo, António Lopes Ribeiro, Fernando Garcia, Perdigão Queiroga, Manoel de Oliveira, Amadeo Sousa Cardoso, Luís Reis Santos, Diogo de Macedo, Ivo Cruz (Pai) e Manuel Ivo Cruz, Luís e Pedro de Freitas Branco, Francisco Franco, Almada Negreiros, António Duarte, Leopoldo de Almeida, Raul Lino, Manuel Lapa, Júlio Gil, Marcelo de Morais, António Pedro, António Lino, Santa Rita Pintor, Jorge Barradas, Mário Saa, Teixeira de Pascoais, Leonardo Coimbra, Fernando Pessoa, Afonso Lopes Vieira, António Corrêa de Oliveira, Luís de Montalvôr, Augusto de Castro, Fernando de Sousa, António Ferro, João de Castro Osório, Fernanda de Castro Ferro, Alfredo Pimenta, José Osório de Oliveira, Armando da Silva, Virgílio Godinho, Mascarenhas Barreto, António Sardinha, Hipólito Raposo, Xavier Cordeiro, José Pequito Rebelo, João do Amaral, Eugénio Tamagnini, António Patrício, Luís Forjaz Trigueiros, Miguel Trigueiros, César Augusto de Oliveira, António de Navarro, Óscar Paxeco, Horácio Bessa Ferreira, José Pacheco, Joaquim e Anrique Paço d'Arcos, António de Oliveira Salazar, Paulo Merêa, Luís Cabral de Moncada, Mário de Figueiredo, Mário de Albuquerque, Fezas Vital, Quirino de Jesus, Arnaldo Miranda Barbosa, Gomes Teixeira, Hernâni Cidade, Tomás de Figueiredo, Francisco Costa, Mário Beirão, Nuno Montemor, Conde de Aurora, Antero de Figueiredo, Alberto Monsaraz, Pedro Homem de Mello, Francisco José Velozo, Vitorino Nemésio, Agustina Bessa Luís, Miguel Torga, Folgado da Silveira, Reis Ventura, Natércia Freire, Ester de Lemos, João Correia de Oliveira, António de Cértima, Rachel Bastos, Vítor Martins, David Mourão-Ferreira, Joaquim Navarro de Andrade, Armando Cortesão, António José Saraiva, Marcelo Alves Caetano, Luís da Câmara Pina, Silvino Silvério Marques, Kaúlza de Arriaga, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, Guilherme Braga da Cruz, Manuel Rodrigues, Beleza dos Santos, José Pires Cardoso, Francisco Leite Pinto, Alberto Franco Nogueira, Reynaldo dos Santos, Diogo Pacheco de Amorim, José e Femando Bayolo Pacheco de Amorim, Afonso Rodrigues Queiró, Luís Ribeiro Soares, Jorge Borges de Macedo, José Dias Ferreira, Virgínia Rau, Francisco e João Manuel Cortez Pinto, Pedro Correia Marques, António de Sèves, Eduardo Brazão, Fortunato de Almeida, Fidelino de Figueiredo, A. Mendes Corrêa, Sampaio Bruno, Álvaro Ribeiro, Adriano Moreira, Afonso Botelho, António Quadros, Orlando Vitorino, Agostinho da Silva, Ruy Cinatti, José Marinho, António Braz Teixeira, Henrique Barrilaro Ruas, António TeImo, Femando Sylvan, Azinhal Abelho, Tomás Kim, José Hermano Saraiva, Pedro Soares Martinez, Henrique Martins de Carvalho, Manuel Gomes da Silva, António Manuel Pinto Barbosa, António Jacinto Ferreira, Joaquim Veríssimo Serrão, Daniel Serrão, D. Manuel Trindade Salgueiro, D. Francisco Maria da Silva, D. Manuel Mendes da Conceição Santos, D. António Reis Rodrigues, D. Manuel Almeida Trindade, D. José Patrocínio Dias, Mons. Miguel de Oliveira, Mons. Moreira das Neves, P.e Raul Machado, P.e Domingos Maurício dos Santos, P.e João Maia, P.e Joaquim de Jesus Guerra, P.e Henrique Rêma, P.e João Evangelista, P.e João Seabra, P.e José Quelhas Bigote, António José de Brito, António de Pina Martins, Ricardo Saavedra, António Manuel Couto Viana, Fernando Guedes, Manuel e Artur Anselmo, Fernando Jasmins Pereira, António Banha de Andrade, Herlânder Duarte, Jaime Nogueira Pinto, Rodrigo Emílio de Mello, Goulart Nogueira, João Bigotte Chorão, Miguel Castelo Branco, Luís Pinto Coelho, José Guimarães, Amorim de Carvalho, António Silva Resende, João Manuel Andrade, Mário Mendóça Frazão, Carlos Eduardo Bastos Soveral, Fernando Campos, Pinharanda Gomes, João Conde Veiga, Armor Pires Mota, Fernanda Leitão, Mário Saraiva, Francisco Hipólito Raposo, Barroso da Fonte, António Maria Zorro, Beckert d' Assunção, José O'Neill, José Vale de Figueiredo, Nuno Rogeiro, José Miguel Júdice, etc., etc., etc.

Herdeiro, contemporâneo ou interlocutor da gente desta pléiade de mestres e exemplos de portuguesismo, Manuel Maria Múrias era um deles e, se foi discípulo e seguidor de muitos, foi exemplo e referência dos outros, como modelo de português de uma só peça, de antes quebrar que torcer, português de lei porque bebeu o essencial da sua cultura em raízes acima de tudo portuguesas. Raízes que, aliás, iam buscar seiva aos grandes expoentes da cultura portuguesa de todos os séculos, mas, talvez mais acentuadamente ainda, aos grandes modelos de portuguesismo cultural do séc. XIX, como Eça de Queiroz, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Alexandre Herculano, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, João de Deus, Conde de Arnoso, Oliveira Martins, os irmãos António e Jacinto Cândido...

Quero em suma dizer que o Manuel Maria Múrias era verdadeiramente, como poucos ou nenhuns, o herdeiro e devedor directo duma formidável elite intelectual e cultural portuguesa. O que lhe bastava inteiramente. Dispensava, por isso, ser ou apresentar-se como herdeiro e devedor de qualquer outra das grandes tradições culturais da matriz judaica, cristã e europeia; fosse ela espanhola, italiana, inglesa, alemã, russa ou mesmo francesa, por muito grandes que tenham sido ou sejam.


O homem de profunda fé católica

E contudo, a imagem do Manuel Múrias ficaria radicalmente amputada se, recordando-o como homem de cultura e de espírito, o não recordássemos, com igual vigor e justiça, como homem de funda espiritualidade.

Quem o conheceu, intimamente ou não, ou quem leu certos dos seus escritos, sabe como era capaz de se mostrar terrivelmente duro com sacerdotes e Bispos que julgasse no essencial traidores à tradição da Fé ou adversos a Portugal.

Manuel Maria Múrias seria tudo, menos um clericalista.

Mas sempre o conheci irrepreensivelmente fiel à sua Fé de católico, apostólico romano, ao magistério dos Papas, portanto.

No meio dos seus constantes e prolongados sofrimentos dos últimos anos ou das suas iras de sempre de Português quando ferido no seu portuguesismo, jamais o senti tergiversar na sua fidelidade a Cristo e à sua Igreja, pelo contrário.

Mas - Santo Deus! - uma capacidade como poucas para estigmatizar e cobrir de sarcasmos padres e Bispos de pechisbeque.

Por isso, porque foi, enquanto a saúde lhe deixou, batalhador temido e intemerato e sem repouso, justifica-se bem que lhe apontemos o voto sagrado, catolicíssimo e portuguesíssimo: Que Deus o tenha em Sua santa guarda!

Etiquetas:


2003/10/27

AS MINHAS MEMÓRIAS DO MANUEL MARIA MÚRIAS (II) 

António da Cruz Rodrigues

(continuação do post de 2003/10/24)


Depois da prisão: a Rua. Sem ironia...

Quando saiu da Penitenciária, depois de quase catorze meses de prisão sem culpa formada - visitei-o lá duas vezes e continuava feroz e pronto para a blague como sempre - o Múrias vinha ansioso e pronto para novas batalhas e a transbordar da sua verve combativa, como que renovada e reciclada pela grandeza da experiência que para ele foi a prisão. Talvez de tão injusta, que por isso não o diminuiu nem na sua inteligência, nem na sua dignidade, antes pelo contrário.

Pedi-lhe que relatasse para a Resistência, que eu dirigia - quase a única e a mais duradoura sobrevivente à Revolução das publicações de análise doutrinária, de crítica e de combate de antes de Abril - pedi ao Múrias que relatasse para aí as suas experiências e meditações da prisão, tão fascinado me senti com os seus relatos orais. Ele era aliás um velho colaborador da revista.

Correspondeu por isso prontamente ao meu convite, em artigo que convido os leitores de agora a ler ou reler se tiverem a Resistência à mão, para imaginarem ou recordarem as extraordinárias impressões que causou *.

Foi ali que o Múrias renasceu para o jornalismo - e com que brilho! -
depois de libertado, antes de lançar-se, um ano e tal mais tarde, na criação, direcção e redacção da Rua, em cuja origem e vida nada tive, talvez porque andávamos ambos exclusivamente absorvidos e dominados cada um por seu projecto: ele a Rua e eu a Universidade Livre e comigo todo o grupo do Círculo de Estudos Sociais Vector e alguns convidados.

Julgo que um dos maiores prejuízos - ou crimes? - causados - cometidos? - pelo PREC foi ter sequestrado na prisão, entre Caxias e a Penitenciária, durante o longo período de 14 meses, uma parte muito importante da elite social e cultural portuguesa.

Atrevo-me a dizer que não tanto pela duração do período de prisão, e prisão sem provas nem pronúncia, mas sobretudo pelo que esse período, coincidente com o PREC, significou para a vivência nacional dos Portugueses. Sob esse aspecto, terá sido mesmo - creio firmemente - o período mais importante destes 50 anos da vida dos Portugueses como entidade colectiva nacional, agudamente consciente de si mesma, período só sobrepujado pela grandeza da mobilização nacional durante alguns anos das guerras do Ultramar.

Deste ponto de vista, o Múrias foi seguramente uma das grandes vítimas do PREC abrilino. Cuidadosamente guardado como ele dizia, em Caxias e na Penitenciária pelo pavor que os donos do PREC tinham da reacção (nacional) - talvez o maior factor da derrota final deles - o Múrias não pôde viver na carne e no convívio ombro a ombro, de todos os dias, como todos nós os que ficámos cá fora, a magnitude e o sublime dessa experiência espontaneamente colectiva, durante esses meses e sobretudo entre 13 de Março e 25 de Novembro de 1975, numa apoteose épica que atirava os Portugueses como um homem só ou uma só família, numa só e única expectativa, contra a frente comunista e anti-nacional dos partidos e organizações militares ou civis de esquerda.

Ao Múrias, como a tantos outros companheiros seus de cadeia, ficou a faltar-lhes seguramente essa experiência intransmissível para compreenderem que, finda ela, o combate que se impunha à Direita já não era o mesmo combate de antes do 28 de Setembro. Já não se impunha tanto o combate político-polémico do Bandarra, retomado pela Rua, mas outro, o combate cultural, de que a maior expressão, na sociedade civil, viria a ser - o que até hoje ninguém foi capaz de negar - a criação da Universidade Livre.

Uma constatação se impõe, porém: se a Rua foi derrotada por carência já de ambiente oportuno, a Universidade Livre também foi derrotada, ainda que pelo contrário, isto é, por excesso de receptividade ambiente. Muitos videirinhos do meio universitário entenderam a Universidade privada antes de mais como uma formidável oportunidade de negócio, e não descansaram enquanto não convenceram o Ministro da Educação a dar-lhes, duma assentada, outras quatro ou cinco universidades — que acolheram os alunos da Universidade Livre, para isso a tempo impedida de funcionar pelo ministro cúmplice — seguidas essas, nos dois ou três anos depois, de mais quatro ou cinco novas privadas.

Os tristes resultados já públicos de certas dessas universidades não impedirão de reconhecer que, seja como for e embora transformado em negócio chorudo o objectivo principal imediato da maioria das universidades portuguesas privadas, o facto essencial é que graças à incidência do ensino universitário privado, inventado pela Universidade Livre, o tendencial monolitismo esquerdista da sociedade portuguesa a seguir a Abril foi definitivamente derrotado. Por decidida opção, aliás, da sociedade civil que tão rápida e largamente correspondeu à sua criação.

Tudo visto, creio não exagerar dizendo que durante alguns anos muito ou quase tudo o que era elite portuguesa de Direita, por esta congregado ou satelitizado, esteve efectivamente alinhado à volta d' a Rua e da Universidade Livre. Mais importante que isso, porém, será reconhecer que sem o caminho aberto pela U.L. muitas dezenas, mesmo centenas de milhares de jovens portugueses não teriam tido acesso ao ensino universitário.

Sem esquecer que a U.L. foi a principal vítima sacrificada da mais feroz guerra de facções dentro da Direita portuguesa, após Abril. Outra vítima terá sido a Rua?


O polemetista: de como Manuel Maria Múrias calou Mário Sores

Nos tempos que seguiram ao fim d’a Rua, eu e o Manuel Maria recomeçamos a encontrar-nos com certa frequência. E aí por 1988, quando a Universidade Livre, vítima de muitos ódios e em especial o ódio do Ministro João de Deus Pinheiro, já me deixava tempo desocupado, e quando ele Múrias já se apresentava recuperado da queda d'a Rua, de novo cheio de criatividade intelectual e capacidade de afirmação, foi então que se me proporcionou, por razões pessoais que aqui não interessam, propor ao Manuel Maria que fizesse para nós, a Sogelivre, proprietária da U .L., um livro sobre o Chiado, que tinha ardido quase dois anos antes e era preciso "reconstruir" ou não deixar perder, no imaginário nacional.

Debatemos muito o assunto entre nós ao longo de muitas conversas quase diárias e, depois de muitas incertezas, ele acabou por decidir-se, e eu aceitei, pelo que viria a ser um belíssimo roteiro histórico, cultural e social do Chiado.

Mas, enquanto pesquisava nas bibliotecas e arquivos, com vista ao roteiro, o Múrias foi congeminando e desenvolvendo a ideia, que me propôs e eu também aceitei sem hesitar, do livro "De Salazar a Costa Gomes", que começou a escrever mal acabou o Chiado. Foi-mo "contando" com crescente entusiasmo enquanto o livro crescia e eu crescendo na certeza de estar a assistir à génese duma grande obra, talvez genial.

Tinha-se celebrado entretanto o centenário do nascimento do Doutor Salazar, em 1989. Logo a seguir, a partir de um grupo dos que, por iniciativa do Vector, nos deslocámos às comemorações do Vimieiro, em 28 de Julho, nomeadamente o Adelino Felgueiras Barreto, o Herlânder Duarte, o Manuel Arnao Metello e o José Carlos de Athayde de Tavares, a que se juntaram outros, como José Pinheiro da Silva, Francisco Ferro, Rui da Palma Carlos, Eduardo Conceição, decidiu-se criar o Núcleo de Estudos Oliveira Salazar, ou N.E.O.S..

O Manuel Maria era pouco afeito a comemorativismos e talvez ainda menos a grupismos. Não se interessou, portanto, por aí além, pelo N.E.O.S. em regime de comissão instaladora, a que presidi - mas apanhei-o distraído e consegui dele o que viria a ser, admito, um dos mais se não o mais importante estudo em defesa da personalidade de Oliveira Salazar promovido até hoje pelo N .E.O.S..

Conto a história simples.

Um dia, creio que em Abril ou Maio de 1991, ia eu a entrar ou a sair da estação do Cais do Sodré, a pensar indignado nas aleivosias produzidas por Mário Soares num artigo publicado nessa manhã no Público, quando inesperadamente dou com o Manuel Maria a sair ou a entrar, a quem logo perguntei se lera o texto insultuoso. «Li, li — disse-me — li, li aquela merda». «Pois então torne a ler e prepare a resposta que você é a pessoa indicada que temos para responder-lhe» — exigi eu em nome do N.E.O.S. «Bem, vou pensar. Não vejo para quê pegar-lhe» — respondeu dubitativo.

Mas fiquei com a certeza de que ele não falharia.

De tal modo o fez que passados poucos dias me entregou o feroz e lucidíssimo artigo que viríamos logo a publicar em forma de opúsculo e se acha hoje entre as doze colaborações do volume também editado pela Nova Arrancada, com o título de Salazar Sem Máscaras.

Em substância, defendia nele o Manuel Maria que na sua catilinada não fazia Soares outra coisa senão, meio consciente ou subconsciente, dar largas a uma espécie de complexo edipiano: atacando o Dr. Salazar, vingava-se por queixas mais ou menos recalcadas que teria contra o próprio Pai dele, o Dr. João Soares. Segundo o Múrias, pois, ao vilipendiar a memória de Salazar, o que Mário Soares fazia inconscientemente ou subconscientemente era limitar-se a matar a memória do Pai.

A verdade é que nunca mais se ouviram os tonitruantes ataques de Mário Soares contra o Dr. Salazar, de tão certeira foi a contra- ofensiva do Múrias.

Certo é que as melhores inspirações nos vêm muitas vezes dos piores adversários.

O Múrias contou-me como foi.

Mal me deixara no encontro do Cais do Sodré, quando deu com o estendal dum desses livreiros ambulantes ali costumeiros. Logo os olhares lhe terão caído num qualquer livro sobre psicanálise, que não hesitou em comprar e ler entusiasmado para concluir que a carapuça psicanalítica enfiava como uma luva no Mário Soares denegridor do antigo Presidente do Conselho.

Tive, por isso, a talvez excessiva prudência de submeter a resposta do Múrias ao parecer técnico dum psiquiatra, naturalmente seguro conhecedor dos conceitos e descobertas de Freud e seus epígonos. O já referido Dr. Eduardo Conceição, psiquiatra, por mim a tal respeito ouvido, e como disse membro do N .E.O.S., não teve dúvidas em assegurar-me que a resposta do Múrias era perfeitamente conforme aos cânones psicanalíticos.

O artigo foi um êxito.

E Mário Soares não só não voltou a vilipendiar o Doutor Salazar, como até veio a produzir alguma coisa em defesa, no fundo, de Salazar: lembram-se do célebre relatório por ele subscrito sobre a política de Salazar, durante a 2ª Guerra Mundial, em relação com a famosíssima questão do ouro dos Judeus? Será que, consciente ou subconsciente, o artigo do Múrias terá ajudado Soares a descartar-se, e airosamente, daquela alhada que lhe armaram?...
____________________________________
* Números 115/116 da "Resistência" de 15/12/74.

(continua num próximo post)

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional