<$BlogRSDUrl$>

2006/10/11

Não são ainda, de novo, as
“Memórias das minhas Aldeias”… 

Publiquei aqui a I Parte delas, entre 2005/10/24 e 2006/02/22.

Tenho terminada, há algum tempo, a II Parte que, espero, o blogue venha a publicar em breve.

Comecei a escrever a III Parte, que vai adiantada e me está a surpreender pelas novas descobertas que vem a revelar-me.

aqui contei do meu prazer de escrever ficção literária.

Trata-se, no caso das MM Aldeias, de escrever sob a forma de memórias imaginárias a história romanceada de várias famílias das Beiras, cujas vidas se entrecruzaram de 1792, mesmo antes, até 2000, tendo como pano de fundo a História nacional, na Metrópole, no Atlântico e na África Ocidental.

Com a III e talvez a IV Partes, conto chegar ao ano 2010, na vida daquelas famílias, oriundas todas das “minhas aldeias”. Depois, será apenas mais um século.

É extraordinário ir descobrindo como se pode entrelaçar a vida das pessoas com a História do País, potenciando uma e outra, até limites imprevisíveis.

Imprevisíveis enquanto não “metemos a mão na massa”.

Depois tudo decorre da própria trama da vida, que se nos vai impondo com mais ou menos felicidade, literariamente falando. Diria que é só ir deixando desenrolarem-se os sucessivos novelos, tentando não perder nada de nada deles. É aí que reside o essencial da criatividade, se é que tal existe.

Muitos “nacionalistas” não duvidam de que de facto a criatividade ficcional não existe, com dignidade que epistemologicamente se veja.

Nem sabem o que perdem.

A ficção, exploratoriamente usada, é uma forma espantosa e fecundíssima de abordar a realidade e de lhe arrancar muitos segredos, doutra forma dificilmente acessíveis.

Raramente se poderá dizer com mais oportunidade: Há que ousar, ousar sempre!

António da Cruz Rodrigues (A.C.R.)

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional