<$BlogRSDUrl$>

2008/04/01

“Memórias das Minhas aldeias…”
Lacunas que vou descobrindo. 

Tantas, com certeza, que se Deus me der vida e saúde descobrirei ainda!

Se é que de lacunas da memória se pode falar, num texto de pura ficção.

Não foi a memória que falhou mas a imaginação criativa do autor.

Posso lamentar falhas criativas, não falhas de memória.

Reflecti nisto ao ler, na revista “Pública” desta semana, um texto de Joana da Cunha Ferreira sobre um negreiro negro de São Salvador da Bahia, Dom Francisco Félix de Souza, que terá ganho o direito ao “Dom” pelo enorme êxito do seu comércio de compra e venda de escravos negros, a partir do reino de Daomé, no Benim, costa de África.

Nasceu ele, pelas minhas contas, em 1758, tendo morrido, pela certa, em 1849, com 91 anos, portanto.

Deixou não se sabe quantas mulheres, mas 63 filhos homens, um número indeterminado de filhas (muitas, seguramente), grande fama de homem digno que atravessava o Atlântico, do Benim à Bahia e vice-versa, bem como uma fortuna correspondente à grandeza da sua família e negócios.

A autora do artigo vem-se esfolando, segundo conta, para encontrar dados e tempo que lhe permitam realizar um documentário cinematográfico sobre o seu herói e respectiva família.

Mas o que ela conta, no pequeno texto da “Pública”, foi o suficiente para me interessar e entusiasmar mesmo pela vida de D. Francisco Félix de Souza, comerciante de enorme sucesso a vender aos brancos os homens e mulheres da sua raça.

Foi no romance dum escritor americano, Bruce Chtwin, “O Vice-Rei de Ajudá”, que Joana da Cunha Ferreira descobriu a história de Dom Francisco de Souza, “cuja aliança estratégica com os reis das tribos do então reino do Daomé o tornaram o mais influente senhor local, com o monopólio sobre o comércio de escravos” – escreve ela.

Se tivesse sabido, em tempos e a tempo, da existência do que terá chegado a ser “o maior negreiro da Costa dos Escravos”, tê-lo-ia feito personagem das Memórias das Minhas Aldeias, quando trato precisamente dos portugueses de Portugal e das nossas colónias de Angola, Reino do Congo (protectorado), Cabo Verde, Guiné e Costa da Mina, no pujante negócio de escravos entre 1750 e 1860. Tinha vindo mesmo a calhar.

A.C.R.

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional