2008/03/10
Um Novo Partido de Direita
Talvez o primeiro, visto nenhum dos existentes se declarar, creio, francamente de Direita.
Chamar-se-á MEP-Movimento Esperança Portugal, mas não se conhece o nome de qualquer aderente, salvo o do seu principal promotor, diz-se que um antigo alto-comissário para a Imigração e Diálogo Cultural, de nome Rui Marques, um homem na casa dos quarenta, a avaliar pela foto publicada estes dias.
Poderá ser a pessoa indicada para a iniciativa, pela idade e pela sua natural formação nas áreas citadas, em que profissionalmente serviu, a da imigração e a do diálogo cultural, áreas em que se põem alguns dos maiores problemas estratégicos a qualquer partido político de Direita.
Parece terem já em curso um movimento de angariação, até ao fim do Verão, das 7500 assinaturas indispensáveis ao reconhecimento oficial da criação e existência do MEP.
Única declaração do Dr. Rui Marques que vejo citada é a de que o novo partido quer posicionar-se entre o PS e o PSD.
Isso seria situar-se nitidamente à esquerda.
Por outro lado, as mesmas notícias asseguram que o MEP “reúne um grupo de personalidades (…) ligadas a movimentos católicos anti-aborto e à chamada direita social (…)”.
Talvez já nos entendamos melhor assim.
Mas não será quase um decalque do CDS-PP?
Mesmo que assim seja, pode isso não resultar apenas em tempo e esforço de todo perdidos, se conseguirem mobilizar nova gente, outras decididas vocações para um trabalho político renovador e de confiança, movidas por inequívocas convicções social-cristãs.
A.C.R.
Etiquetas: Imigração