2009/11/13
A América em mudança
Manuel Brás
O refrão da campanha de Obama, que terminou há um ano, está a cumprir-se à letra: Change you can believe in!
Com um ano de Obama em cima, parece que os americanos se estão a fartar depressa. Nas eleições de 3 de Novembro o Partido Republicano conquistou governadores nos estados de Virgínia e New Jersey, enquanto o candidato à Câmara dos Representantes do recém nascido Partido Conservador pelo 23º círculo eleitoral de Nova York arrecadava 45% frente a 49% do candidato democrata, depois de ter obrigado, três dias antes das eleições, a candidata do Partido Republicano – Scozzafava – a desistir da corrida com uns míseros 16%. Um começo honroso para o Partido Conservador e uma retoma animadora para os republicanos.
Mas, a maior surpresa veio do Maine, contra todas as sondagens e previsões. A maioria dos eleitores rejeitou a equiparação das uniões homossexuais ao casamento, o que faz elevar para 31 o nº de estados, incluindo a Califórnia, que sobre este assunto se pronunciou desta maneira, sem que os eleitores americanos alguma vez tenham aprovado a decisão contrária. Ou seja, 31 a 0.
É curioso que a maioria dos eleitores vota num determinado sentido, mas alguns juízes têm a mania que educam toda a gente e tomam unilateralmente decisões contrárias. Democracia, sim, mas desde que os votos vão no sentido que interessa aos iluminados.
Isto faz lembrar qualquer coisa que dá pelo nome de UE.
manuelbras@portugalmail.pt
Etiquetas: Eleições Americanas, Em Defesa da Vida, Manuel Brás, Movimento conservador, União Europeia