<$BlogRSDUrl$>

2009/07/08

Um Americano em Moscovo 


Manuel Brás

Insinuava o Embaixador dos EUA em Portugal, há uns meses atrás, em entrevista à RTP, a propósito da eleição de Barack Obama, que a política externa americana não poderia mudar significativamente, apesar da nova administração.

O que mudou foi a retórica, a forma galante de comunicar as pretensões e objectivos, tentando dar um ar de abrangência e globalidade, procurando identificar as pretensões americanas com as das outras potências: o engagement.

Não sei se isso é melhor ou pior para a Rússia de Putin e Medvedev. O futuro o dirá, como sempre, nestas questões de retórica de que vive a diplomacia.

Em termos psicológicos, parece ter acalmado a tensão russa à volta da Geórgia, embora o problema permaneça, tal como permanece a oposição russa à instalação de mísseis defensivos e radares na Polónia e República Checa. Mas talvez os desenvolvimentos políticos e militares no Irão e na Coreia do Norte ajudem os russos a compreender que a instalação de mísseis defensivos e radares, bem como a adesão à NATO de algumas das suas antigas colónias, só será contra a Rússia se o poder russo assim o quiser.

De resto, foi surpreendente o acordo para passagem de material militar americano através do espaço aéreo russo do e para o Afeganistão, e interessante o acordo para redução de armas nucleares, restando saber se realmente tem efeitos práticos, sobretudo à luz das pretensões militares de Teerão e Piongyang.

O balanço é positivo.

Resta saber se Obama é vulnerável ao ponto de abdicar de meios de defesa essenciais e se a Rússia tem, de facto, uma política externa e de defesa consistente, ou se trata apenas de um instinto imperial.


http://www.foxnews.com/politics/2009/07/06/russia-cooperation-afghanistan-shows-degree-turn/?test=latestnews

http://www.foxnews.com/politics/2009/07/06/obamas-diplomacy-tested-russia/

http://www.foxnews.com/politics/2009/07/05/russia-calls-compromise-missile-defense-plans/?test=latestnews


manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional