<$BlogRSDUrl$>

2009/06/22

Saudades de Moscovo? 

Manuel Brás

Acabou há poucas horas o exame de Matemática do 9º ano. E merece algumas reflexões.

1. Dá a sensação que é mais difícil reprovar que aprovar, para usar uma linguagem pouco eduquesa. Como se irão sentir os alunos que tiverem negativa neste exame, quando é quase impossível cometer essa proeza? Heróis ou vilões? Em qualquer caso serão objecto de tratamento psicológico anti-trauma.

2. As questões, ou itens, como se diz no eduquês, de álgebra versam quase exclusivamente sobre dinheiro. Num momento de crise económica e financeira, em que o capitalismo é devotado ao ostracismo e acusado de todas as culpas, como explicar esta deriva capitalista das autoridades educativas? Não seria de conduzir os jovens para outras temáticas mais correctas?

3. Os exercícios metem várias moedas e levam-nos por várias capitais europeias. Essas moedas são o euro, a libra e – atenção, segurem-se!!! – o rublo, o inesquecível rublo, moeda russa. As capitais são Madrid, Paris, Londres e Moscovo. Nada de dólares nem Washington, que a Europa está bem guardada.
Mas reparem que a Susana conseguiu guardar em Moscovo rublos suficientes para comprar lembranças todas do mesmo preço para 18 amigos…
Serão saudades…?

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional