<$BlogRSDUrl$>

2009/06/17

Combater ou adaptar? 



Manuel Brás

A Casa Branca publicou recentemente um relatório noticiado e comentado por
http://www.foxnews.com/ sobre o estado do aquecimento global, em que parece haver mixed feelings com um certo realismo.

A linguagem tornou-se bastante mais agressiva e medonha, quanto aos supostos efeitos do aquecimento global, em relação aos tempos de W. Bush, como já era de esperar. Mas, isso é política. Se a linguagem, mais ou menos retórica ou aterrorizante, não é política, então o que é a política?

No meio disto tudo permanecem os factos científicos.

Que o clima muda ao longo dos anos e das décadas. Que isso afecta espécies, recursos e ecossistemas. Que não há só efeitos negativos, mas também benefícios. Que grande novidade!

Apesar dos comentadores continuarem a recomendar cortes nos gases com efeito de estufa, já não dão como absolutamente certos os efeitos mais catastróficos e badalados pelos media, nem garantem que seja possível dominar absolutamente o curso das variações climáticas. Falam de variações “potencialmente possíveis”, o que não deixa de ser um termo delicioso.

Pelo contrário, começam a falar de adaptação, e não dizem que o Homem é o culpado das variações climáticas. Ao menos isso.

Só é pena que não tenham reportado registos de temperaturas da última década, porque isso talvez ajudasse a formular alguma tendência.

Entretanto, o mês de Junho brindou nos hemisférios norte e sul algumas surpresas talvez imprevistas nos modelos que suportam a sound science do global warming, tais como queda de neve no sul do Brasil, no Dakota do Norte (EUA), Suécia, Finlândia e Reino Unido.

www.dailymail.co.uk/news/article-1191089/Its-June--snowing-From-sweltering-shivering-just-week-happen-great-British-summer.html

http://wattsupwiththat.com/2009/06/06/dickinson-nd-sees-first-june-snowfall-in-60-years/

http://www.hs.fi/english/article/Recent+frosty+nights+damage+berry+crops+chicks+die+in+nests/1135246622486

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2009/06/neve-e-calor-fora-do-vulgar.html



manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional