<$BlogRSDUrl$>

2009/10/21

Aqui há gato... 

Manuel Brás

O “Público” de 4 de Outubro fazia referência a um estudo realizado por várias conferências episcopais sobre o impacto e a forma como as mensagens da Igreja eram aceites, na Europa, pelas pessoas, segundo se tratasse de questões de moral sexual e bioética ou de questões de solidariedade e desenvolvimento, ou seja, de política.

O resultado não espanta, mas por si só não chega. Mais importante é perceber porque se chegou a este ponto. A isto não é estranha a propaganda mediática ao longo dos anos orientada num certo e único sentido, sem contraditório, para formatar a “opinião pública”, bem como o silêncio cúmplice ou a incoerência, teórica e prática, de muitos outros que tinham a obrigação de esclarecer e fazer a diferença.

É curioso como as pessoas acham que a Igreja se deve calar em matéria de moral sexual e direito à vida, mas já aceitam o discurso daqueles que defendem os valores contrários, que são, supostamente, políticos.

Não deixa de ser bizarra a percepção que muitas pessoas têm do que é a Igreja. Aceitam mal a moral cristã, sobretudo no que toca à sexualidade e à transmissão da vida humana, e por isso acham que a Igreja não deve falar disso, mas já acham que a Igreja deve falar de desenvolvimento, de solidariedade, em suma, de política. Como se os princípios que a Igreja tem para falar de solidariedade e desenvolvimento fossem diferentes dos que tem para falar de moral sexual e direito à vida humana. Talvez o descrédito e o desgaste da classe política portuguesa faça pensar que a Igreja tem alguma receita milagrosa para a crise económica e social em que estamos mergulhados. No fundo talvez as pessoas julguem que a Igreja serve para varrer os cacos da sociedade de consumo. Se os políticos falharem, a Igreja supre...

Se a Igreja deve falar de desenvolvimento e solidariedade, por ser mais aceite, então os políticos devem falar de quê? De moral e religião?

Se Jesus Cristo e os primeiros cristãos estivessem à espera de sondagens favoráveis para evangelizar, estavam tramados.

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional