2008/05/26
Importância do ensino da Matemática.
Aprender Matemática, bom caminho para evitar o desemprego.
“Fugir da Matemática pode ser um excelente caminho para o desemprego.”
Conta Luís Aguiar-Conraria, professor de Economia na Universidade do Minho, em artigo recente no “Público”, que num estudo sobre o Ensino Superior em Portugal feito nessa Universidade se chegou a esta conclusão:
“Os cursos que dispensam a prova específica de Matemática são os que têm piores taxas de empregabilidade.”
Isto é, sem Matemática, os cursos conduzem mais provavelmente ao desemprego.
Mas, como se sabe, os alunos fogem dos cursos que exigem Matemática.
Para cúmulo, “as universidades reagiram a esta fuga reduzindo drasticamente o número de licenciaturas que exigem prova específica daquela disciplina.”
O contrário, exactamente, do que deveria impor-se, pois que o estudo demonstra aquilo que acima se disse… isto é cursos sem provas específicas de Matemática são os que proporcionam menos e piores possibilidades de emprego.
Os perigos do facilitismo…
Como também diz o professor Luís Conraria, “não faz sentido que miúdos de quinze anos, quando terminam o nono ano, possam fugir à Matemática seguindo o ramo de Humanidades. A Matemática, tal como o Português, devia ser obrigatória até ao décimo-segundo ano e igual em todos os ramos”.
Sendo um dos responsáveis pela criação e funcionamento duma Escola profissional, não posso deixar de perguntar-me:
Como encaram as Escolas Profissionais todas estas preocupações que se enunciaram, que saídas têm para elas as EP e o seu corpo docente?
A.C.R.
(continua -->)
Etiquetas: Ensino, Escola Profissional da Serra da Estrela