<$BlogRSDUrl$>

2004/09/21

20 anos de Casa Pia, depois de 1974 

Todos os comentadores hoje de acordo.

Já sabíamos que ninguém tinha conseguido descobrir vestígios de pedofilia, como os de agora na Casa Pia, até 1974.

Apesar de tentativas feitas, quando os primeiros escândalos surgiram, para envolver responsáveis da casa Pia desde 1968.

Em vão.

Nada, senão a partir de há vinte anos segundo António Barreto.

No seu comentário jornalístico deste fim de semana, ele escreveu: “… podemos ter por assente que foram cometidos crimes muito graves, de modo continuado, durante vinte anos, ao abrigo das regras de organização de uma instituição pública. A autoria dos crimes é discutida e polémica, mas a sua existência constitui um facto.”

António Barreto fala de crimes nestes vinte anos e não diz que antes os houve ou terá havido, ou que prescreveram e que, portanto, seria inútil investigá-los.

Quer dizer, depois da revolução — que tem trinta anos — a casa Pia resistiu cerca de dez anos ao clima de dissolução de valores que atingiu muitas organizações, nos PREC sucessivos.

Mas não mais.

Tinha a Casa Pia de ser muito forte, antes, e haver aí uma grande tradição de responsabilidades, para ter resistido cerca de dez anos.

Alguns duvidarão de que venha a haver condenações, porque o primeiro condenado talvez fosse o próprio sistema, e o sistema não quererá condenar-se a si próprio.

A.C.R.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional