<$BlogRSDUrl$>

2009/12/21

O Circo de Copenhaga 

Manuel Brás

Acabou. Mas não acabou o circo das “alterações climáticas” e do “aquecimento global”. Isto é, não acabou o circo da instrumentalização da ciência para fins políticos.

Os políticos invocam constantemente a ciência que sustenta o alarmismo climático. Mas nunca explicaram que ciência é essa. E os cientistas, onde estão e quem são? Serão o Phil Jones, o Michael Mann, o James Hansen? Será que o Al Gore, o Obama, o Tony Blair e o Gordon Brown também são cientistas? E porque não considerar cientistas também o Sócrates e o Prof. Soromenho Marques? E quem são os seus peer-reviewers? Devem ser peers uns dos outros.

Depois do climategate a credibilidade de certos cientistas e políticos que gerem essa “ciência climática” ficou abalada.

Mas será o climategate suficiente para acabar de vez com toda esta orquestração política à volta do clima? De modo algum. Muitos só irão perceber o logro quando e se ensaiar por uns bons anos uma descida média das temperaturas, ao ponto de começarem a temer uma glaciação, como se isso estivesse iminente. É algo semelhante ao que aconteceu com a União Soviética: os seus teóricos garantiam que era científica, que durava para sempre e que venceria o capitalismo. Por mais que se argumentasse, nada: era sempre uma questão de tempo, o futuro haveria de lhes dar razão. E olhem o que aconteceu. As pessoas só deram pelo logro quando aquilo ruiu de forma imparável. É possível que com as “alterações climáticas” venha a suceder o mesmo. Em vez da fé na sociedade sem classes, hoje proclamam a fé na fixação climática.

O milagre de Lula da Silva, ao contrário do que ele pensa, aconteceu: o acordo não serve os propósitos de criar um governo mundial de não eleitos. Mas, apesar de tudo, serve o propósito de, provavelmente, transferir biliões de dólares para a cleptocracia do terceiro mundo. Em 2020 veremos o que mudou na vida real dos povos do terceiro mundo.

Interessantíssimo era saber o que se passou na cabecinha de muitos líderes mundiais, de ONG’s e de muitos burocratas da ONU quando Lula confessou que acreditava em Deus no meio de toda aquela gente.

Como é possível gerir impunemente o pânico e tentar ganhar poder no mundo à custa de um gás que é 0,038% da atmosfera, do qual só cerca de 3% das emissões são antropogénicas, que, além do mais, sendo um gás com efeito de estufa, é um fertilizante vegetal, sem o qual as plantas não podem sobreviver? Até quando se vai acreditar, sobretudo sem provas inequívocas, que esse gás, nessas quantidades, é grande responsável pela variabilidade do clima, como se outros factores não entrassem em jogo?

A China está de parabéns. Deu uma lição ao Ocidente e livrou-nos de uma loucura desnecessária. Isso temos que lhes agradecer. Aprendamos com a China.

Ironia do destino: os líderes mundiais, reais e virtuais, foram recebidos em Copenhaga com fortes nevões. E na volta a casa foram presenteados com mais nevões e temperaturas de bater o dente: foi assim na costa leste americana, na Alemanha, no Reino Unido, em França. Nem de propósito. Foi mesmo na “mouche”.

Eles tiveram um revés, mas não vão desistir.

Talvez tenha chegado a hora de toda a comunidade céptica de organizar e brindar a sociedade com um debate sério e esclarecedor – que eles não querem – sobre o que pesa e não pesa nas variações climáticas e distinguir ciência de política.

Porque o que vimos em Copenhaga, foi política. E da pior.

O falhanço foi mais que merecido. Para o bem da Humanidade.



http://www.telegraph.co.uk/earth/copenhagen-climate-change-confe/6842789/Copenhagen-climate-summit-confusion-as-historic-deal-descends-into-chaos.html

http://www.telegraph.co.uk/earth/copenhagen-climate-change-confe/6845929/Climate-summit-ends-in-chaos-and-toothless-deal.html

http://www.foxnews.com/politics/2009/12/14/fraud-europes-cap-trade-red-flag-critics-say/

http://www.mercatornet.com/articles/view/copenhagen_a_deal_of_sorts/

http://www.mercatornet.com/articles/view/selfless_saviours_of_a_new_faith/

http://unfccc.int/resource/docs/2009/cop15/eng/l07.pdf

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2009/12/copenhaga-mon-amour.html

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2009/12/verdade-oculta-sob-o-manto-diafano-do.html



manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional