<$BlogRSDUrl$>

2008/12/16

Dr. Eduardo Alves 

Manuel Brás

Recebi através do Engº Francisco Ferro a dolorosa notícia do falecimento do Dr. Eduardo Alves, no passado dia 8 de Dezembro.

Embora sabendo, como também ele sabe, que a vida não acaba, apenas se transforma, que a vida e a morte têm um sentido, convicção que, seguramente, o terá ajudado a aceitar a passagem, é sempre dolorosa a experiência de ver partir um amigo.

Conheci o Dr. Eduardo Alves há cerca de 10 anos. Entre outras iniciativas que o seu dinamismo inspirou, ressalto que foi um dos principais na preparação, organização e participação activa no I e II Congresso Nacionalista Português, respectivamente, em 2001 e 2003.

Conheci o Dr. Eduardo Alves como um homem de mente aberta, disposto a discutir ideias, a procurar a clareza dos conceitos, a ouvir os outros, a aprender sempre mais, a aprofundar a compreensão da realidade. Combatia por ideias. Não esperava que os outros fizessem aquilo que ele podia fazer: fazia ele. Foi assim que, juntando um grupo de colaboradores – ou de impulsionadores, como gostava de dizer o saudoso Rodrigo Emílio – se avançou para a realização dos Congressos Nacionalistas neste início do séc. XXI.

Que ficou desses Congressos?

Um conhecimento mais aprofundado das correntes do pensamento nacionalista que existem em Portugal. Ficámos a saber o que pensam os nacionalistas actuais sobre a Nação, a Pátria, a política…

Esclareceu-se, discutiu-se, trocaram-se ideias, definiram-se conceitos.

E convenhamos que não é pouco.

Seguramente que outras pessoas conheceram há mais tempo o Dr. Eduardo Alves e que estarão habilitadas a fazer-nos chegar alguns apontamentos biográficos que, de alguma forma, o possam homenagear. Serão bem vindos.

À Família, envio as minhas mais sentidas condolências.

manuelbras@portugalmail.pt


Nota: Todos aqui na AN, com igual pesar, tomamos a liberdade de subscrever este texto do Manuel Brás, enviando, nomeadamente, também as nossas mais sentidas condolências à Família.

AN

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional