<$BlogRSDUrl$>

2008/04/14

O gigante faz-se surdo para não ouvir os protestos do mundo inteiro 


Trata-se, claro, do silêncio da China perante os protestos generalizados contra a sua actuação no Tibete para neutralizar, e esmagar o levantamento dos monges budistas a favor da autonomia do seu país, violentamente dominado pelos governos de Pequim.

Por quanto tempo irão os chineses continuar a ignorar as exigências do mundo ocidental, no sentido de que iniciem conversações com os budistas tibetanos para que ouçam e negoceiem as exigências autonómicas deles?

Os apoios do Ocidente aos monges budistas vêm muito mais da sociedade civil que dos governos e poderes públicos, porque a sociedade civil não teme o pressupostamente ilimitado poder da China, ao passo que os governos e poderes públicos ocidentais, em geral, parece só temerem uma coisa: que a China os não ache suficientemente acobardados!

Ao contrário, a nossa obrigação é demonstrar a fraqueza do governo chinês, que não podemos deixar de querer ver forçado a ceder perante um poder muito mais forte que o seu: o poder da razão moral e política que os budistas têm do seu lado.

O ocupante chinês do Tibete tem de ser obrigado a reconhecer a sua impotência perante o poder da razão que assiste aos monges tibetanos.

Tudo o que, conscientemente ou não, se faça ou não faça para enfraquecer a posição dos budistas é um crime mas, mais evidentemente ainda, é sobretudo uma estupidez.

Juntemos todos as nossas forças às dos tibetanos, até que a China se veja obrigada a ceder e negociar e os nossos governos percebam, enfim, de que lado estão verdadeiramente os mais fortes.

A.C.R.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional