2005/04/13
O Memorial de/a Salazar no Vimieiro

Teremos ainda esta semana, como nos está prometido, o orçamento dos Arquitectos para os arranjos do terreno em frente à casa onde nasceu o Doutor Salazar; o orçamento do Fundidor do próprio busto, que reproduz a cabeça da estátua devida a Francisco Franco, a qual esteve no SNI, até ao PREC; e o fecho das negociações para a cedência do terreno.
A semana passada, a Comissão Instaladora do Memorial – uma iniciativa da Aliança Nacional – decidiu, sobre proposta do Dr. Manuel Arnao Metello e minha, confiar ao NEOS a responsabilidade de levar a cabo o projecto do Memorial e, portanto, de outorgar com o Cedente os precisos termos do contrato de cedência do terreno referido.
Espera-se também que ainda esta semana, em reunião com representantes da Direcção do NEOS, fiquem definidos os termos em que o NEOS assumirá essas responsabilidades, na verdade pesadas mas muito honrosas e susceptíveis de imprimir ao NEOS um novo dinamismo.
Sobretudo, como muitos desejamos, embora sem ignorarmos os sacrifícios a fazer, se desta iniciativa do Memorial resultar um grande estímulo para – em conjunto com outras entidades já interessadas – levarmos a cabo o grande sonho da Casa-Museu Doutor Oliveira Salazar.
A.C.R.
Etiquetas: Memorial ao Doutor Oliveira Salazar, Salazar