<$BlogRSDUrl$>

2005/04/01

Notícias da Beira Interior no Nova Guarda
“Parque Zoológico nasce em quinta de Santa Marinha” 

Do jornal Nova Guarda, transcrevemos a notícia de 23 de Março passado.

--------------------x--------------------


“Um empresário do concelho de Seia lançou-se na criação de um Parque Zoológico; espaço que começa agora a receber a visita de crianças de escolas da região. Um projecto que promove o contacto dos mais novos com os animais e com a ruralidade.

Fátima Monteiro/Seia

Começou com algumas avestruzes, hoje já são sessenta as espécies animais que compõem o Parque Zoológico “Montanha Branca”, localizado no lugar da Quinta da Pedra Coelha, na freguesia de Santa Marinha, concelho de Seia. Apesar de existir já há alguns meses, só agora abriu ao público.

Um espaço rural onde crianças e adultos podem contactar com diversas espécies animais, muitas delas invulgares, que habitam em cercados. No local podem encontrar-se cangurus, avestruzes, alpacas, veados, emas, émus, nandus, póneis, galinhas, gansos, ovelhas, patos, cisnes, pavões, faisões, e outros animais que valem bem uma visita para apreciar as suas cores e ficar a conhecê-los de perto.

António Borges, gerente da Empresa “Montanha Branca”, explica que tudo começou com a mudança das instalações da fábrica de pastelaria para aquele local, no primeiro trimestre do ano passado. Construído o pavilhão, António Borges decidiu também aproveitar o espaço envolvente, criando ali um parque destinado a animais. Foi vendo, visitando feiras e outros parques, ao mesmo tempo que travava conhecimento com alguns criadores. “Fui vendo animais espectaculares e não resisti a adquirir”, diz, explicando desta forma, o aumento do número de espécies.

O Parque Zoológico foi crescendo aos poucos, à medida que António Borges descobria outros animais adequados para o local. E as obras de adaptação do espaço vão avançando nas horas livres. Agora, o gerente da “Montanha Branca” não esconde que o projecto já se tornou uma das suas “paixões”.

E porquê este “bichinho” por animais? Talvez venha do tempo em que, quando ainda pequeno, viveu com os pais numa fazenda de Angola, onde não faltavam animais.


Criação de zonas pedagógicas

Em processo de criação está também uma zona pedagógica, com condições para que os visitantes possam ter um contacto directo com os animais domésticos e também com a terra.

No caso de visitas organizadas por estabelecimentos de ensino, a empresa disponibiliza um parque de merendas, onde os alunos poderão saborear o lanche em mesas e bancos coloridos. A primeira Escola a visitar o Parque Zoológico foi mesmo a de Santa Marinha, que, na última sexta feira, dia 18, levou ao local cerca de quarenta crianças.”

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional