<$BlogRSDUrl$>

2005/04/12

As Beiras, por um lado; o CDS/PP, o PND, o PNR e as direitas por outro. 



Caro A.C.J.A. Prezado correspondente Brasileiro (ver aqui e aqui), com origens beiroas, da Beira Alta. Assinalo-lhe o site sobre Fornotelheiro, a freguesia do concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda. É o site da Câmara Municipal de Celorico da Beira, para o caso de o não conhecer, onde vêm referências desenvolvidas à terra das suas origens e respectivas anexas. Não me agradeça, porque quem o descobriu foi o Dr. Miguel Cruz Rodrigues, meu filho.

Eu, como constatou, tenho de facto origens no concelho de Seia, onde nasceram meus Pais, ambos há mais de cem anos.

Quanto às perguntas que me faz sobre temas políticos :

1) Se acredito que “o cds-pp representa a direita em Portugal como deveria ou se é ineficiente, gerando outras correntes como o próprio PNR.”

Respondo que, no cds-pp, tem realmente votado muita gente que se considera de direita, como muita há que tem votado no PSD e, mais recentemente, no PND.

Quanto ao PNR – de que sou fundador e fui primeiro Presidente – revelou-se nas últimas legislativas demasiado tributário dos racistas da “frente nacional”, para que a grandíssima maioria dos eleitores de direita portugueses pudesse confiar nos seus rumos.

Incidentes e lutas internas, reveladas já depois das eleições, parecem mostrar que esses rumos não são nada pacíficos.

A confirmar-se porém o predomínio racista, o futuro do PNR dificilmente lhe permitirá apresentar-se como representativo de corrente alguma de verdadeira ou significativa direita portuguesa.

2) Qual é a minha opinião “quanto à obra de José Hermano Saraiva que foi ministro de Salazar e é (na opinião de A.C.J.A.) o maior historiador da História da Língua Portuguesa”.

Não tenho, confesso, nenhuma opinião sobre o caso.

Os mais entendidos dizem que JHS é sobretudo um genial comunicador e divulgador da História de Portugal (não da Língua Portuguesa, penso) e, por mim, considero isso mais que suficiente para explicar o enorme favor de que goza entre os seus leitores, auditores e telespectadores. Além de nunca ter usado a História para rebaixar Portugal e os Portugueses, como alguns “grandes” historiadores.

Sempre ao seu dispor, fraternalmente também.

A.C.R.

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional