<$BlogRSDUrl$>

2003/10/21

Recensões... (II) 

Também lemos o post de memórias do “Manuel Azinhal”, no seu blog “O Sexo dos Anjos”, com informações importantes sobre a reacção nacionalista na Faculdade de Direito de Lisboa, creio que pelo fim dos anos setenta. Tenho pena de não ter aprofundado mais ou ido mais longe, caro “Manuel”. Seria importante para a História do nacionalismo português e para a História duma geração, de que “Manuel Azinhal” cita muitos nomes e que talvez se possa considerar já ser uma grande geração nacionalista, mesmo abatendo as defecções posteriores. Conte-nos, “Manuel”, as suas memórias de todos. Alguns ficarão “à rasca” com esta sugestão, mas a maioria iria gostar de se ver reflectida no espelho das suas memórias deles.

Também eu prometo dar alguns contributos seguros para a História da criação da Universidade Livre, essa enorme reacção (nacionalista também, no fundo) contra a desordem “premunais”, com recordações que me foram ocorrendo quando lia os posts de há semanas, em alguns blogues, sobre o passado, o presente e o futuro do ensino superior privado em Portugal.

Há nesses posts alguns erros e bastantes imprecisões a respeito da criação da Universidade Livre que convém corrigir, para termos ideias claras do posicionamento nacionalista em Portugal, bastante mais significativo do que se julga quase sempre.

A.C.R.

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional