<$BlogRSDUrl$>

2003/07/23

Para um Nacionalismo Novo – Ser Nacionalista 

Outras clarificações, outras teses para um Nacionalismo Novo, ou para se Ser Novo Nacionalista Hoje:

Importância do Associativismo Político - A Aliança Nacional - Um Nacionalismo de Muitos Nacionalismos

Décima tese - Há poucos meses, repusemos em funcionamento a Aliança Nacional.
Algumas considerações ajudarão a explicar e a reformular a visibilidade da AN.
Porque de uma associação de índole política se trata, é preciso que a AN redefina o seu âmbito de recrutamento.
Isso é particularmente importante num tempo em que se multiplicam os votos e apelos a que os nacionalistas portugueses se reorganizem, depois dos últimos passos em falso de alguns activistas.
Mas é condição para tanto sobretudo que não nos deixemos iludir por certas aparências.
É geralmente tido como uma evidência que os tempos vêm sucessivamente oferecendo novas oportunidades aos nacionalistas, por toda a Europa.
Os últimos dois ou três anos oferecem muitos exemplos disso.
Não é, porém, com modelos requentados de nacionalismo que se pode tirar frutos dessas oportunidades, como parecem querer tantos jovens e muitos jovens portugueses.
O que acima de tudo importa é uma visão nacionalista à altura das circunstâncias e prospectivas do mundo actual, isto é, afinal, necessariamente um novo nacionalismo.
Terá ele que ter em conta que todas as ilusões da esquerda se esboroaram e que somos nós quem pode voltar a proporcionar razões de esperança aos deserdados dessas ruínas.
Não macaqueando os “valores” da esquerda que já foi, mas com os nossos valores de responsabilidade, exigência, verdade, rigor, honestidade, espiritualidade e espírito de serviço, contra o laxismo a que os vários internacionalismos amoldaram as sociedades e as vão minando. Só um internacionalismo nos merecerá confiança: o internacionalismo dos nacionalismos. E só uma globalização: a globalização nacionalista. Com isso, os movimentos migratórios serão contidos e regulados.
Os partidos do “politicamente correcto” julgam reconquistar votos e poder político reconhecendo e rendendo-se agora à evidencia dos riscos da imigração que os nacionalistas fomos os primeiros a denunciar. Parecem, muito desses “politicamente correctos”, querer confundir-se cada vez mais connosco. Mas é um engano. É certo que os “politicamente correctos” se afigura terem deixado de alimentar a ilusão do multiculturalismo como via de coexistência de povos diferentes dentro da mesma nação/estado.
Mas pensam que se pode passar da ilusão do convívio plurinacional de imigrantes para a ilusão da integração ou assimilação das culturas imigrantes pela cultura predominante nacional de acolhimento.
Temos de proclamá-lo firmemente: a integração em massa é inviável e contraditória. E hoje os fenómenos migratórios são sempre, na prática, fenómenos de massas e é como tal que têm de ser enfrentados.
A integração em massa dos imigrantes não passa de um sonho demagogicamente apresentado por quem não quer enfrentar a realidade de que as imigrações heteroculturais não controladas acabam sempre por tornar-se verdadeiras invasões agressivas e destruidoras.
Logo: integração em massa não passa de paliativo e areia nos olhos, que é imperativo denunciar.
Todos os nacionalistas portugueses compreendem isto, o que é já uma base sólida de entendimento. Há entre nós nacionalistas das mais variadas tendências: católicos, salazaristas, monárquicos, republicanos, fascistas, miguelistas, democratas, anti-democratas, sociais-cristãos, nacionais-sindicalistas, integralistas, neonacionalistas, nacionalistas de direita e outros que se consideram de esquerda.
Diria que todos não somos demais.

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional