<$BlogRSDUrl$>

2012/05/11

Os que não sabem pensar 

A culturgest resolveu dar tempo de antena a uma causa que, com a crise, parecia ter-se esfumado: as alterações climáticas e o aquecimento global. De facto, deixou-se de ouvir falar disso.

De repente, eis que a culturgest cede o palco ao Soromenho Marques, agora, ao que parece, com funções na Gulbenkian cessadas ou reduzidas, com o termo do Programa Ambiente.

Bom, a retórica será a mesma do Al Gore, do Pachauri, do Filipe Duarte Santos, do IPCC, do climategate.

Já conhecemos a retórica: são os gases com efeito de estufa antropogénica que provocam as alterações climáticas, ou seja, o homem é que é o culpado do clima mudar. Quando alguém questiona a veracidade destas proposições a resposta é automática: os cientistas estão todos de acordo nisto. Mas que cientistas? Certamente os do IPCC. Pois é, o IPCC é peer de si mesmo. Fantástico.

Toma-se uma hipótese como uma teoria comprovada e verificada.

Este alarmismo climático, para além de interesses políticos difíceis de confessar, pouco tem de científico. É bem mais uma maneira de pensar. Eles têm na mira uma conclusão a que interessa chegar. E pensam assim: onde é que há dados e sinais que dêem força à almejada conclusão? E selecionam.
Mas, será isto prova de alguma coisa?

Uma investigação científica tem que proceder à investigação de todos os factores que intervêm num processo, por muito complexo que seja, como é o caso do clima. Não pode ficar apenas pela selecção dos sinais que interessam para alarmar e doutrinar a populaça.

É por isso que quem não pensa como eles, não sabe pensar. Quem pensa como eles, os iluminados, sabe pensar.

É por isso que eles acham que é preciso exagerar para que lhes dêem atenção. Com um pouco mais de habilidade até poderiam ir mais longe e dizer que é preciso mentir, porque senão ninguém acredita.

http://www.culturgest.pt/actual/06-soromenhomarques.htm


manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional