<$BlogRSDUrl$>

2010/04/15

E que tal abrir os olhos? 

Manuel Brás

A publicidade às tristes e lamentáveis notícias sobre casos de pedofilia envolvendo alguns eclesiásticos com que a imprensa nos tem brindado no último mês, não pode deixar de lado fenómenos e interrogações, tão legítimas quanto surpreendentes, que, no meio da confusão mediática generalizada, tendem a passar esquecidos.

O primeiro desses fenómenos é a avalanche. Denunciam-se casos de pedofilia, aqui e ali, alegadamente ocorridos há 30 ou 50 anos. Mas, curiosamente, só agora é que são publicamente denunciados e todos convergem em Março de 2010. Porquê o momento e a convergência? Porquê agora, e só agora, o interesse dos media?

Se isto não é um plano, o que será um plano?

Depois vem a tentativa de envolver e culpar Bento XVI por actos tresloucados de alguns eclesiásticos, quando foi por diligência do Cardeal Ratzinger, em 2001, que a malha sobre casos destes foi bastante mais apertada e a obrigatoriedade de denunciar tais casos exigida. Talvez esteja agora a pagar por isso.

A Igreja Católica é hoje a instituição mais vigiada pelos media em todo o mundo, muito mais que a ONU, a UE, o IPCC ou a OMS. Mas é só na Igreja que há casos de pedofilia? E nas outras instituições? Só há pedofilia com padres? E as outras actividades e profissões? Ou será que não vale a pena investigar?

É curioso, e paradoxal, verificar que aqueles que mais atacam a Igreja e o Papa a pretexto deste particular da pedofilia são os que acham que não há desordens morais em matéria sexual, que a pornografia não tem mal nenhum, que não se deve restringir ou dominar os impulsos da sexualidade, são aqueles que aceitam e justificam a homossexualidade como uma “orientação” tão válida como outra qualquer, que acham que a moral cristã é rígida em matéria sexual e que a Igreja tem que mudar a doutrina moral. Porque é que a pedofilia não é também uma “orientação sexual”? Será o relativismo e o laxismo moral que vão curar os males da pedofilia? Depois queixem-se.

É caso para perguntar: as práticas de que são acusados alguns eclesiásticos, se enquadradas em programas escolares e recomendadas por manuais da especialidade, não seriam “educação sexual”? Ou a revolta só existe porque são eclesiásticos?

Se os cristãos souberem tirar deste grande mal as devidas lições e consequências, podem surgir daqui grandes bens.

A Igreja Católica é a única instituição que pede perdão. E pede perdão em nome de todos pelos males de uns poucos, talvez por saber que um só padeceu pelos males de todos.

Será que a República portuguesa vai pedir perdão aos três pastorinhos da Cova da Iria pelos abusos de poder e maus tratos contra eles cometidos em 1917 pelo Latoeiro (administrador de Ourém)?

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional