<$BlogRSDUrl$>

2010/04/01

Resultados Proibidos são mais apetecidos 

Manuel Brás

Enquanto a pobre e decadente Europa continua submetida à ditadura do pensamento único que se senta em Bruxelas e Estrasburgo, a América vai fazendo a diferença.

Desta vez trata-se de um estudo sobre os resultados da chamada “educação para a abstinência” em programas escolares quando comparados com programas de “educação sexual” mais ou menos próximos daquele que o Estado português quer impor e tem vindo a impor nas escolas.

É certo que é preciso continuar a verificar a eficiência de tais programas, mas os resultados da comparação, se o que se pretende é a redução de gravidez adolescente e de contracção de doenças de transmissão sexual, são claramente favoráveis aos programas de “educação para a abstinência” em detrimento dos habituais programas sanitários de “sexo seguro” ou mesmo mistos.

http://archpedi.ama-assn.org/cgi/content/short/164/2/152?home


http://www.heritage.org/Research/Reports/2010/02/Executive-Summary-Evidence-on-the-Effectiveness-of-Abstinence-Education-An-Update


http://www.heritage.org/Research/Reports/2010/02/Evidence-on-the-Effectiveness-of-Abstinence-Education-An-Update


Porque é que em Portugal não se pode fazer um estudo semelhante? Porque em Portugal não existe nenhum programa oficial baseado na “educação para a abstinência” cujos resultados possam ser estudados e comparados com os outros. Assim, tal estudo nunca poderá ser verificado em Portugal, cujos responsáveis educativos continuarão a apostar no “sexo seguro”, que já definiram a priori que seria o programa mais eficiente sem nunca poderem verificar esse predicado, porque nunca tiveram a coragem de o comparar com programas de abstinência.

Enquanto isso, há todos os dias jovens que continuam a pagar as favas deste embuste, julgando que estão a fazer coisas sensacionais.

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional