<$BlogRSDUrl$>

2009/12/24

Estandartes de Natal 


Manuel Brás

Natal é um vocábulo relativo ao nascimento de alguém. Mais: Natal é uma festa relativa ao nascimento de Alguém. E é fácil descobrir Quem.

Este ano surgiu a iniciativa de colocar estandartes, nas janelas e varandas, alusivos a esse nascimento e a essa festa, para manifestar externa e publicamente de que nascimento e de que festa se trata.

Com um objectivo inicial de colocar 5.000 estandartes por todo o País, a divulgação e a procura foram tais que se acabou com mais de 22.000. Para começar, não está mal, mas porque não preparar mais a tempo, para o ano, 100 ou 200 mil? Parece haver espaço para isso.

Parabéns pela iniciativa a quem a pôs a andar. Até porque este tipo de iniciativas, para além de ter o louvável mérito de colocar diante dos olhos de muitos portugueses o verdadeiro e único sentido do Natal, pode ter também o louvável efeito de fazer com que os portugueses tomem mais o gosto pela maternidade e pela natalidade, perante a visão negativa que muita gente tem destas indispensáveis realidades para o futuro das famílias e da sociedade, razão pela qual a natalidade tem registado nas últimas décadas números miseráveis. E este ano de 2009 é um bom candidato ao mais miserável de todos. Talvez este contacto com o Recém-Nascido ajude a perceber que a gravidez não é doença, a maternidade não é crime e os recém-nascidos não mordem.

Este panorama ajuda a perceber a perplexidade de algumas pessoas perante o Natal, ao ponto até de tentarem fingir que o Natal não é o que é, mas outra coisa qualquer.

Festa da Família? Sem dúvida. Qualquer recém-nascido tem uma mãe, mulher, e um pai, homem. O que é isto, senão Família?

Um Feliz Natal para todos!

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional