<$BlogRSDUrl$>

2008/05/07

Como surgiu a EPSE – Escola Profissional da Serra da Estrela, em Seia 


Tive a ideia da criação duma Escola Profissional em Seia, no ano de 1989, achava-me havia muitos anos radicado em Lisboa e tinha saído havia pouco a legislação que estabelecia as condições para o funcionamento das EP`s.

Apresentei a ideia ao então Reitor da cidade, Pe. Doutor José Quelhas Bigotte, pedindo-lhe que para o efeito agregasse a nós um empresário moderno de Seia.

Ele, muito poucos dias depois, apresentou-me o Eng. Fernando Gouveia, que logo concordou em começar connosco o projecto.

O Reitor Quelhas Bigotte encarregou-se de organizar o processo de candidatura, que foi subscrito pelos três.

A candidatura veio a ser indeferida, nunca soube ao certo porquê, mas não desisti.

Com efeito, propiciou-se entretanto a criação da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Dr. Simões Pereira, que também eu sugerira na 1ª reunião de “antigos Alunos” promovida pelo Dr. Victor Moura, no anfiteatro do quartel dos Bombeiros, creio que em 1991. Na primeira oportunidade, logo aí sugeri aos muitos antigos alunos presentes que retomássemos o falhado processo de candidatura à criação duma Escola Profissional em Seia e o apresentássemos sem demora ao ME.

Assim aconteceu e o mesmo processo, então subscrito pela AAA do Colégio Dr. Simões Pereira (Dr. Victor Moura), pela Imostrela (Eng. Fernando MR Gouveia) e por Soflagre, S.A. (A. da Cruz Rodrigues), viria a ser deferido pelo ME com surpreendente rapidez, de modo que a Escola Profissional da Serra da Estrela entrou em funcionamento em Outubro de 1993, em Seia, fará em breve quinze anos.

Até agora, sempre em acentuado crescimento.

Seia já nos deve, aliás, algumas iniciativas, mas talvez nenhuma tão interessante como esta tem sido.

A.C.R.

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional