<$BlogRSDUrl$>

2006/05/31

GALIZA LUSÓFONA 

No passado dia 27 de Maio o Fórum de Amizade Galiza Portugal e a Câmara Municipal de Vila Verde promoveram um colóquio denominado «Galiza:espaço lusófono?»

O colóquio contou com as actuais figuras máximas do reintegracionismo galego, o Padre Montero Santalha e o Professor Isaac Estraviz, tendo sido moderador o Dr. António Luís Oliveira.

O Padre Montero Santalha referiu que já desde a profunda Idade Média a língua do actual espaço da Galiza e de Portugal era a mesma. Apesar da parte galega ficar integrada no espaço espanhol não obstou a que seja considerada a mesma da actual língua portuguesa.

O Prof. Isaac Estraviz focou a sua intervenção mais nos aspectos técnicos da língua. Este linguista tem feito trabalhos de investigação quer no espaço galego, quer no espaço português, descobrindo que muitos dos vocábulos populares se encontram em vários territórios diferentes das duas partes do rio Minho.

Seguidamente houve um bom debate e troca de informações com o muito público presente.

Todos concluiram que estas iniciativas do Fórum de Amizade Galiza-Portugal são oportunas, atendendo que há um relacionamento cada vez maior entre Portugal e a Galiza.

O Presdidente do Fórum de Amizade Galiza-Portugal, Dr. José David Araújo, prometeu entregar uma listagem com o nome de paróquias galegas homónimas às vilaverdenses, com o objectivo de se estreitarem laços sociais e culturais entre o povo portugalaico. Também disponibilizou o trabalho do Fórum para colaborar com a Câmara Municipal de Vila Verde a fim de melhorar o relacionamento entre a Galiza e Portugal.

O Presidente da Assembleia Municipal de Vila Verde, Dr. João Lobo, agradeceu aos presentes, tendo sugerido novos encontros do género.

A.N.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional