<$BlogRSDUrl$>

2006/05/22

Museu do Estado Novo…
Que se passa? 

Parece que tudo bem quanto ao Museu projectado pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão, para o Vimieiro, nas velhas casas, a recuperar, que foram do Doutor António de Oliveira Salazar.

Dizem-me mesmo, de fontes que sempre se me têm mostrado de confiança, que o prazo limite de três anos para a concretização completa do projecto, já a decorrer, será seguramente respeitado, havendo até fortes probabilidades de ficar sensivelmente aquém.

Os amigos e interessados que se me têm manifestado algo inquietos com a falta de novidades podem, pois, estar tranquilos, porque a Câmara continua empenhadíssima no projecto e, tanto quanto as fontes me asseguram, não vai desarmar.

A ideia recentemente lançada dum outro Museu do Estado Novo no Forte de Peniche, que foi utilizado com prisão de presos políticos da PIDE/DGS, não deixou porém de vir lançar outras dúvidas e suspeitas.

Foi o Prof. Doutor José Pacheco Pereira que há duas semanas no Público defendeu a ideia mirabolante.

Mirabolante porque nunca um Museu da PIDE/DGS poderá ser um Museu do Estado Novo, que é muito mais e de muito maior alcance do que os “feitos” metropolitanos da sua polícia política e de defesa do Estado.

É de tal modo estapafúrdio que só podemos ver na sugestão a tentativa, no fundo, de pôr em evidência o prisioneiro Álvaro Cunhal que a PIDE dali acabou por deixar fugir.

Um Museu do Estado Novo ou um Museu para “glorificação” do secretário-geral do PCP?

E talvez um lugar de venda obrigatória da conhecida biografia do homenageado…

Tudo razões e suspeitas para que a Câmara Municipal de Santa Comba Dão persista e prossiga ainda com mais tranquilidade e firmeza no seu realmente patriótico projecto, esse sim de alto sentido nacional e futurista.

A.C.R.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional