<$BlogRSDUrl$>

2006/05/30

Esta noite, um escândalo! 

“Prós e Contras”, último da série antes de Setembro.

Programa muito conhecido da RTP 1.

Das 22h 35 de ontem à 01h 00 de hoje, com um intervalo apenas.

Participantes: Henrique Medina Carreira, antigo ministro socialista das Finanças, Manuel Ferreira de Oliveira, da Galpe, Belmiro de Azevedo e José da Silva Lopes, também antigo ministro socialista das Finanças.

Moderadora, assaz barulhenta e assustadora: Fátima Campos Ferreira.

Tema: “Por onde vai o País?”

Impõem-se naturalmente Belmiro de Azevedo e Medina Carreira, do princípio ao fim.

Belmiro de Azevedo porque, pressentindo o escorregadio do tema, teima em safar-se dos riscos evidentes, esclarecendo que não está ali para falar macroeconomicamente em nome de Portugal (isto é, nem para atacar nem para defender o governo), mas como empresário, e grande, grandíssimo, só isso. Esfalfa-se desde logo… sem cansaço, a demonstrar que todo o mal da terrível, angustiosa situação do País vem de o Governo nada, na verdade, estar a fazer para reduzir o défice sem panos quentes, cortando cerca de 10.000 milhões de euros na despesa pública (ordenados e prestações sociais), sem ao mesmo tempo aumentar os impostos, antes pelo contrário, porque já são demasiado altos e estão a estrangular as empresas.

Isto é, entenda-se, somos pobres e como pobres teremos de viver.

Silva Lopes tenta algumas vezes rebater, sem nenhuma convicção, e Belmiro de Azevedo continua a repetir o seu número, não disfarçando o apoio às posições de Medina Carreira.

Vai-se instalando uma atmosfera de beco sem saída.

Ninguém consegue ou se atreve a corrigir Medina Carreira que reafirma, sempre com a mesma segurança, os seus números assustadores e a sua certeza da incapacidade ou impossibilidade do Governo (dos Governos?) para atacar drasticamente e cortar a direito nas despesas.

A certa altura soltam-se palavras inauditas.

“Crise do regime político”!

Ninguém dá por ter ouvido ou todos fingem não ter ouvido.

Minutos volvidos, como se durante o intervalo entretanto acontecido alguém tivesse ousado explicações, ouvem-se por três ou quatro vezes, entre diálogos cruzados da conversa já caótica, as palavras “revolucionário” e “revolução”, distintamente, não dá para perceber com que sentidos e em que contexto.

Fecho a TV, não quero ver nem ouvir mais.

Mas espero tenha acabado tudo bem, “na melhor”.

Vou tentar esquecer o escaldão desta noite.

Estará a RTP, a t.v. do Governo, a ficar armadilhada?

Terei sonhado um pesadelo?

Desisto.

A.C.R.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional