<$BlogRSDUrl$>

2005/11/16

O abandono escolar e o insucesso escolar.
Ainda as novas concepções do poder e funções autárquicas. 

No meu anterior poste sobre a matéria falei duma Rede Social, de âmbito concelhio, como todas, a de Seia, para uma explicação rápida das suas finalidades e um alerta para alguns perigos que se podem esconder atrás de muita aparente generosidade e boas intenções impulsionadoras da Rede.

Não cheguei, porém, a recordar que hoje a solidariedade social deve abranger modalidades que ainda há poucos anos eram insuspeitáveis.

A representação da Escola Profissional da Serra da Estrela, por exemplo, insistiu bastante na necessidade de se encararem bem frontalmente as questões do abandono e do insucesso escolares.

Apesar de, no inquérito às freguesias, que precedeu a elaboração do “diagnóstico” dos problemas sociais do concelho pela equipa técnica da Rede Social, terem sido surpreendentemente raras as referências àquelas questões, por parte dos inquiridos residentes nessas freguesias, o relatório final da equipa acabou por dar-lhes, surpreendentemente grande relevo.

Acresce, para maior surpresa, que os dados estatísticos existentes são escassos, pouco actuais e demasiado genéricos, o que é pouco animador para se trabalhar convincentemente em soluções para essa área.

Mas é claro que toda a gente tem com certeza exemplos concretos debaixo dos olhos, que não deixam iludir-nos sobre a importância da gravidade social do abandono e insucesso escolares.

De tal modo isso se impôs que o presidente da Rede Social de Seia, e presidente da Câmara, considerou como de primeira prioridade para o Município, a actuação nesse domínio (no tempo do mandato para que acaba de ser reeleito), entre os quatro eixos de actuação prioritários propostos pela comissão técnica.

É, portanto, um desafio muito importante que se põe a todas as entidades do concelho ligadas à educação.

O Município, por seu lado, mostra com o estabelecimento dessa primeira prioridade de actuação, ter compreendido bem, neste caso, o que devem ser as novas funções dos municípios e como e em que sentido tem de renovar e remodelar o exercício do poder autárquico.

A.C.R.

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional