<$BlogRSDUrl$>

2005/10/18

O CDS parece disposto a bater-se pela candidatura presidencial de Paulo Portas? 

A questão pode interessar, principalmente como caso exemplar de desorientação dos partidos portugueses de direita quanto à definição dos seus próprios interesses e das suas linhas de rumo.

O presidente do partido parece não querer ouvir falar de candidatura de quem quer que seja, em nome do CDS, às presidenciais de Janeiro, pois que já terá comprometido o apoio do seu Partido à candidatura de Cavaco Silva.

Note-se, parece que antes de este ter sequer declarado, mesmo informalmente, a sua candidatura.

Os seus críticos internos exigem agora que Ribeiro e Castro ponha a questão do comprometimento com Cavaco Silva ao Partido, em Conselho Nacional extraordinário, “como sempre aconteceu no passado”, dizem eles.

A não vitória do CDS nas Autárquicas anima os críticos à luta, temerosos de que a derrota – os críticos não têm papas na língua – juntamente com outros sintomas mais, indiciem a entrada do CDS num “processo de anulação face ao PSD, semelhante ao que o partido viveu durante o período do cavaquismo.”

Não imagino Ribeiro e Castro a fazer marcha-atrás e a abrir caminho a Paulo Portas, aceitando ir negociar agora com Cavaco Silva as condições de apoio do CDS, quando esse apoio parece ter-lhe já sido garantido incondicionalmente.

A verdade é que, por trás de uma tal negociação, não poderia deixar de configurar-se a ameaça de uma candidatura do CDS às presidenciais, em particular através de Paulo Portas.

Nem Cavaco Silva nem Ribeiro e Castro poderiam afrontar-se em tais termos.

Resta a Paulo Portas arriscar pessoalmente a sua candidatura à margem do Partido.

Há exemplos recentes de grande sucesso deste tipo de atitudes, que nem tiveram as justificações que Paulo Portas facilmente poderia apresentar…

Mas não parece ele a muitos capaz já de apostar em grande.


Ribeiro e Castro vai continuar a presidir, sem sombras, ao seu Partido em queda…

E a direita portuguesa toda talvez saia do processo como a única perdedora, em vez de ganhar desde já em todos os tabuleiros, como estaria ao seu alcance…

Remeto o leitor para os postes anteriores sobre o tema (ver
aqui, aqui, aqui e aqui).

Se quiser ter essa paciência, porque o caso vale a pena; é dos temas mais compensadores da actualidade política portuguesa.

A.C.R.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional