<$BlogRSDUrl$>

2005/10/17

Rui Machete ou Paulo Portas? 


Até que enfim!

Terá já Cavaco Silva anunciado o fundo das intenções da sua candidatura à Presidência?

Por interpostas pessoas.

Poderemos suspeitar Rui Machete, antigo ministro de Cavaco Silva e antigo presidente do PSD, de ter agora deitado o nariz de fora, a tactear terreno para a candidatura do ex-P.M.?

Como o fez ou parece ter feito?

Propondo num artigo uma revisão constitucional que torne o governo dependente da confiança política do Presidente da República, com o direito para este de presidir ao conselho de Ministros.

É, à primeira vista, pouco ou insuficientemente desenvolvido e explicado, mas, mesmo assim, sobretudo pelas implicações lógicas, o bastante para nos perguntarmos se Rui Machete não está a fazer o papel de lebre de corrida de Cavaco Silva e a apalpar-lhe o terreno e as reacções da opinião pública.

Mas vai ter de ir mais longe que isso, o mais cedo possível.

Continuo a pensar que Cavaco Silva só não nos desiludirá um dia e aos seus apoiantes, se houver um concorrente seu a caçar no mesmo terreno (os da esquerda de modo algum servem) e a disputar-lhe a vitória, caso Cavaco Silva não se mostre audacioso e decidido quanto baste, no seu projecto de reforma constitucional e sua implantação.

E os analistas e os comentadores políticos, nesse caso, não têm que temer que os fiéis da Constituição se revoltem na rua em defesa dela, nem de recear que só se chegue lá por um levantamento militar ou por um “golpe de estado” dentro do PSD, para alguém tirar o poder e substituir-se a … Marques Mendes.

Na verdade, como quase todos, o PSD seguirá, sem hesitações nem lamúrias, quem se mostrar mais forte, mais decidido e com o projecto democraticamente mais avançado e audacioso.

E todos e cada um dos beneficiários futuros, o Pais inteiro à cabeça, aplaudirão e abrirão alas, tão grande é o desânimo geral, a ansiedade e a certeza cada vez mais espalhada de que tudo será melhor que aquilo que está.

Em 1926-28 foi também assim …

Da esquerda não têm agora os audazes que ter receio.

Ela não sabe minimamente o que fazer.

Isto é, tudo desaparecerá, pacificamente “varrido”, diante de quem souber acertada e vigorosamente o que quer.

E já lhe digo, Dr. Paulo Portas…

Se o Senhor não avançar, talvez o Dr. Rui Machete se proponha fazê-lo.

O que não será tranquilizador para o efeito, se ele é, como alguns o catalogam, um “pilar da ordem”, uma “figura grave”, “um moderado de profissão”.

São demasiadas virtudes juntas.

Decorativas mas menos úteis que a cereja no bolo.

A.C.R.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional