<$BlogRSDUrl$>

2004/06/01

Os nacionalistas portugueses e os Judeus 

É conhecida a tradicional desconfiança entre nacionalistas e Judeus, em geral, a que não têm escapado os nacionalistas portugueses também.

Parece, não obstante, que temos escapado em Portugal à renovada onda de anti-semitismo de que ultimamente Judeus se têm lamentado, em muitos Países da Europa.

O pretexto fundamental para esse agravamento e renovação de sentimentos anti-judaicos vem sendo a questão palestiniana, em que muitos nacionalistas, incluindo neo-nacionalistas, vêem o risco de Israelitas, com a sua intransigência à criação de um verdadeiro Estado palestiniano, virem a arrastar os E.U.A. e o Mundo para uma nova guerra mundial.

Julgo ser fundamental que nacionalistas não se deixem obcecar por paixões antigas para, desde logo, tomarem no caso uma posição cegamente anti-israelita e anti-judaica.

Pede-se reflexão friamente lúcida.

Porque aqui, em consequência de conflitos e pendências milenares, cuja origem e desenvolvimento no blogue sumariamente se historiou em 24 e 25 do mês passado, é difícil manter a serenidade.

Mas isto é uma cautela que sempre se imporia.

Há, porém, ainda outra razão para sermos frios e cautelosos nas nossas tomadas de posição, embora não sejam eventualmente poucos os que pensem que seremos por aí facilmente levados a trair princípios.

Quer queiramos quer não, penso eu, os Judeus e os Israelitas judeus, em particular, são tão ocidentais como todos os ocidentais não judaicos.

O lado que os Judeus escolheram, na luta que se desenvolve ou anuncia, é o do Ocidente, geográfico e civilizacional. Mesmo que involuntariamente para alguns, a verdade é que estamos no mesmo barco e somos de facto aliados.

Tem de ter-se muita cautela e respeito das nossas responsabilidades para não tomar posições que apresentem o risco de trair interesses comuns, de toda a espécie.

A.C.R.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional