<$BlogRSDUrl$>

2004/05/26

DEZ CONCEITOS PARA VER COM FRUTO "A PAIXÃO DE CRISTO" 




Pde. Pablo Arce Gargollo

Conheça os 10 pontos indispensáveis para entender na sua justa dimensão a mensagem de "A Paixão de Cristo".

Uma equipa de encuentra.com teve a oportunidade de ver com atenção a estreia de "The Passion of the Christ" de Mel Gibson e anota, de maneira breve, alguns conceitos teológicos que podem ser úteis no momento de ver o filme.

1. A profecia

No inicio do filme apresenta-se um texto de Isaías 53. É parte do conhecido Cântico do servo de Yahweh que se encontra no livro de Isaías. Recomenda-se pegar, antes ou depois, na Bíblia e ler com atenção os seguintes capítulos e versículos: 42, I - 13; 49, I - 9; 50, 4 -11; 52, 13 e 53, 12. É uma profecia de tudo o que sucedeu na Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assinale-se que se faz referência ao Justo, ao que não tem pecado, que derrama o seu Sangue por todos nós pecadores.

2. Violência?

Sem ter em conta o anterior, poder-se-á pensar que aparece muito sangue. Na verdade aparece muito menos do que na realidade sucedeu. Um médico fez-nos notar que no filme não aparece a carne desgarrada e os ossos expostos, efeitos de alguns dos flagelos. Além do mais, não se deve ficar apenas na dor física. É necessário considerar também a tremenda dor de alma de Jesus Cristo, sabedor do desprezo de muitos homens, naquele momento e depois, pelo seu sacrifício. É, sem dúvida, uma dor mais pungente e profunda que todas as feridas do corpo.

3. A dor e o pecado

O aspecto sofredor de Cristo no filme é um reflexo de como o pecado é horrível. Os nossos pecados pessoais, os meus, são a causa da paixão de Nosso Senhor. Ao ver o filme não se pode ficar alheio a esse sofrimento e tem de se reconhecer que também nós ferimos Cristo. Não se pode seguir Cristo se não se ama e aceita a cruz. Vale a pena tomar sentido na maneira como Cristo abraça e beija a cruz. Assim temos de actuar nós.

4. O papel do demónio

Ao longo do filme aparece o demónio, tentando averiguar se Jesus de Nazaré é o Filho de Deus e tentando-o para que não siga em frente com a sua acção redentora. O diabo existe e tenta-nos. Aparece envolto numa figura andrógina: cara de mulher e voz de homem. Tenta-nos com algo que aparece primeiramente como belo, mas o fruto do pecado, representado em certo momento como seu filho, tem uma cara assustadora. É representado também através de uns meninos que procuram exasperar Judas. A maneira mais tremenda de tentar que tem o demónio é roubando a esperança.

5. A Eucaristia

O filme poderia chamar-se também "A Santa Missa". Toda a fita faz referência à Eucaristia. Vale a pena vê-la tendo em conta que a Santa Missa, cada Missa, é o mesmo sacrifício da cruz. Há cenas muito bem conseguidas que unem o sucedido na Última Ceia com o sacrifício do Calvário. Será lógico que a nossa participação ou celebração da Santa Missa seja mais atenta, digna e devota.

6. A imagem da Virgem

A presença de Maria santíssima é chave importante no filme. Aparece muito serena e com um olhar maternal. Só se pode entender a Paixão com os olhos de Maria. Logo, haverá que tirar consequências para a própria vida. Seguindo Maria temos que nos dispor a morrer com Cristo; perdoar a todos; guardar a paz do coração e animar-nos a recorrer mais confiadamente à sua intercessão.

7. Um personagem mais

Há muitos personagens que aparecem junto a Cristo. Cada um deles tem um comportamento. Quem vir o filme tentando identificar-se com algum poderá descobrir a sua atitude frente a Nosso Senhor e, quem sabe, se surpreenda e decida mudar o seu modo de vida. Tentar actuar como Nicodemos é um bom propósito.

8. Pessoas como nós

Convém deter-se também na maneira de actuar dos apóstolos. Chama a atenção o bem que está representada a atitude medrosa e passiva ante a prisão e Paixão de Cristo. Actuam como se não fossem discípulos e amigos de Jesus. Temos de considerar que apesar de serem débeis e terem muitos defeitos, são os escolhidos por Cristo como colunas da Igreja. Isto anima-nos. Independentemente das misérias humanas, cremos não pelos apóstolos, nem pelos sacerdotes, os bispos ou o próprio Papa. Cremos por Jesus Cristo Nosso Senhor.

9. Fonte de graça

Alguns ficarão surpreendidos ao ver o efeito que aparece no filme aquando da lançada sobre o peito de Nosso Senhor. Os peritos asseguram-nos que a retenção de água ao longo das horas da Paixão produz esse jorro que poderá parecer exagerado. Tem além disso, um significado preciso. Do coração de Jesus jorra, como fonte, a graça, a Igreja, os Sacramentos. Meios que temos de procurar para alcançar a santidade. Uma santidade que está na vida quotidiana, no trabalho bem feito. Pode observar-se a perfeição do trabalho de Jesus numa determinada cena e a alegria e bom humor que provêm de fazer as coisas como deve ser.

10. Amar a Cruz

Quem procure ver o filme tentando "meter-se" como uma personagem mais, fazendo a sua oração pessoal e deixando que o coração reaja, colherá muito fruto: seguramente, concretizará uma mudança nas suas atitudes; decidir-se-á a amar a cruz de cada dia com um sorriso; terá verdadeiro horror ao pecado, inclusive ao venial; procurará a protecção maternal de Maria Santíssima contra as insídias do demónio e sairá do cinema cheio de alegria pois Cristo Nosso Senhor ressuscitou e vive entre nós esperando que cada um seja um testemunho coerente da sua Vida e Mensagem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional