<$BlogRSDUrl$>

2004/03/23

Boa Sorte ao PND! E a todos os Partidos onde nacionalistas se sintam bem. 

Segundo uma sondagem pelo telefone, feita de 10 a 16 do corrente e apresentada creio que 5ª à noite, 18, pela RTP1, para as europeias de 13 de Junho (Dia de Santo António, objecto de muitíssimo culto por toda a Europa, e talvez por isso), sondagem para as europeias, repito, as intenções de voto no PND – Partido da Nova Democracia são de 0,7% do total.

Se é a primeira vez que a opção pelo PND é oferecida aos sondados, e francamente não sei se é, talvez 0,7% não seja muitíssimo mau.

Mas para quem chegou a arrancar uns 14% dos votos nas últimas legislativas em que foi responsável pelo CDS/PP...

Tem necessariamente o Dr. Manuel Monteiro que sentir-se muito desconfortado e mesmo traído de algum modo pelos “seus” eleitores de então.

Eu sei que Manuel Monteiro rejeita apresentar-se como nacionalista ou que possam tomá-lo por tal.

É dos que opõem nacionalismo a democracia, considerada regime por excelência a traduzir-se no sufrágio universal.

Ignora, é claro, julgo eu, o que é o novo nacionalismo ou nacionalismo pós-moderno, neste blogue largamente desenvolvido, para darmos conta do que é um nacionalismo limpo de todos os restauracionismos e monolitismos que terão manchado uns tantos nacionalismos do passado.

Foi isso que respondi a um interessado destas coisas e convicto nacionalista, quase, quase sem teias de aranha e nenhum bafio na mente, que me perguntou, quando o PND apareceu no “palco” político nacional, se eu não achava que o PND poderia vir a atrair muitos nacionalistas portugueses.

Não expliquei muito, porque não era necessário, e disse-lhe apenas:

— Não sabe que o Dr. Manuel Monteiro não quer nada com nacionalistas?

Mas acrescentei:

— Estou mesmo convencido que, se algum nacionalista, conhecido como tal, quisesse inscrever-se no PND, seria vetado por Manuel Monteiro pessoalmente. Ele não quer compreender sequer o que é o novo nacionalismo, parece-me...

— E daí? – retorquiu o meu amigo – Você não costuma dizer que todo o nacionalista de hoje tem de saber que só à maneira nova de ser-se nacionalista, pode o nacionalismo ter crédito e perspectivas de futuro?

— Sim, eu sei e acredito firmemente, mas o Dr. Manuel Monteiro parece-me irredutível, se bem o conheço.

Mas o meu amigo não desistiu:

— E o Manuel Monteiro não será capaz de perceber – disse ele, com ar finório – que os velhos nacionalistas portugueses mas nacionalistas à maneira nova, ou capazes de assimilar a maneira nova, representam, sei lá bem, talvez mais de 20% do eleitorado?... Contando monárquicos, integralistas, demo-cristãos, corporativistas do Corporativismo de Estado, salazaristas, estadonovistas, católicos nacionalistas, gente formada politicamente na velha Acção Católica, incluindo a JUC, gente do VECTOR/Resistência/Universidade Livre, bem como defensores do Portugal pluricontinental e plurirracial, etc., etc.

— Bem – respondi-lhe, julgo eu, um tanto enfadado. – Não quer perceber que esse pessoal todo não é já (talvez nunca tenha sido) gente disponível para a nova aventura do PND?...

— Porquê? – teimou ele, meio a irritar-se.

— Ora!... Porque já estão no CDS/PP e no PSD, talvez no PS! São tudo partidos onde os novos nacionalistas, sobretudo no primeiro, mas também no segundo e no terceiro, são bem aceites sem terem que renegar-se, creio.

— Mas há a gente nova! – gritou-me – Gente que aspira a uma nova ideia forte de Portugal e ainda não se rotinou nas suas opções partidárias. Só precisam que lhes aceitem a sua paixão por Portugal e eles se convençam de que a sua paixão é partilhada, em defesa de Portugal e de uma ideia altamente positiva de Portugal.

— Talvez – disse-lhe eu, para acalmá-lo. – Convença o Manuel Monteiro disso. Eu, por mim, já falhei experiências partidárias que chegam, não quero mais.

Respondeu-me com um encolher de ombros político. E a conversa ficou por ali, que tínhamos ambos ainda muito que fazer essa tarde.

A.C.R.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional