<$BlogRSDUrl$>

2004/02/03

O nosso Balanço do Nacionalismo Português Actual. Rapidamente mas com Força. 

Passados sete meses de existência do nosso blogue, dá-nos vontade de tirar algumas conclusões.

Embora provisórias, naturalmente.

A primeira será que nem sempre o blogue da Aliança Nacional serviu de “ponto de encontro” dos nacionalistas portugueses, tanto quanto e tanto como se desejaria.

Por vezes — mais se adivinha do que se constatou — o blogue terá antes revelado desencontros.

O que a Aliança Nacional mais desejou, e deseja, é e era, sobretudo, fazer a demonstração da capacidade do campo nacionalista português para renovar-se, no sentido dum nacionalismo realmente novo, ou pós-moderno, e não meramente restauracionista e regressista.

Não temos dúvidas de que esse propósito está plenamente demonstrado e aplicado na grandíssima maioria dos textos aqui desenvolvidos, sem prejuízo, aliás, do pluralismo editorial do blogue.

Mas a verdade é que nunca ignorámos que o combate pelo novo nacionalismo teria de ser duro, persistente e demorado, porventura sempre ameaçado pela sensação que uns tantos quererão continuar a transmitir de que nada se passa de novo no Portugal nacionalista de hoje e desde há uns bons anos atrás.

Gostarão esses de pensar que lhes bastará passar como distraídos a assobiar para o lado, convictos de que assim nada virá a acontecer efectivamente que lhes perturbe a pasmaceira.

Eles — e estão muito longe de constituir a maioria dos nacionalistas portugueses — já estão na verdade fora da História.

E “morrerão” sem darem por isso, apesar das bandeirinhas de entusiasmos frios ou requentados que aqui e ali, de tempos a tempos vão agitando.

António da Cruz Rodrigues

(continua num próximo post)

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional