<$BlogRSDUrl$>

2003/11/18

 

Caros Amigos e Camaradas,

Muito agradecidos pelas V/referências e apreciações ao decorrer do nosso II Congresso Nacionalista Português de 15 e 16 do corrente, no Hotel Roma.

Concordamos que a organização esteve à altura; que o nível das comunicações e de boa parte dos debates foi excelente; que a liberdade de expressão foi completa; e que a cordialidade entre todos os participantes ultrapassou mesmo as melhores expectativas.

Os inscritos mal chegaram à centena mas isso não obsta a dizermos que consideramos ter sido um grande Congresso!

Demos, os nacionalistas portugueses, provas de grande maturidade.

Sobretudo porque de muitos lados, dentro do Congresso, nos vieram sugestões de muito proveito para a formulação do neo-nacionalismo, um "nacionalismo de futuro", compatível com, mas também muito exigente em relação à nossa participação na U. Europeia.

Há dois anos, no I Congresso, nem sequer poderia falar-se dum nacionalismo que não fosse algum dos velhos nacionalismos de há cem ou oitenta, setenta anos .

Mas as primeiras ideias nesse sentido foram já apresentadas no I CNP, embora então rejeitadas ou recebidas com total indiferença (v. as 17 teses neste blog).*

Nestes dois anos, porém, elas fizeram caminho e já se aceita discuti-las cordialmente e sem crispações, numa direcção de nacionalismo sem fixação em restauracionismos.

Concluo com as palavras do V/e-mail:

"São estes encontros que renovam o ânimo e a vontade".

Não poderíamos os organizadores e em particular a Aliança Nacional, que arrancou com estes Congressos, ouvir expressão mais compensadora dos riscos corridos, dos esforços feitos e do desgaste sofrido.

É por tudo isto que o próximo Congresso poderá e terá já de ir muito mais longe.

A.C.R.
_________________________________
* As "Actas do I Congresso Nacionalista Português" já se encontram editadas pela Nova Arrancada

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional