<$BlogRSDUrl$>

2012/08/06

A Idade Média, a modernidade e as trevas 


É timbre da modernidade apresentar a Idade Média como uma época, definida como média pela própria modernidade, que apesar de ter durado mil anos se despacha em pouco tempo como uma época de barbárie, de forte religiosidade, vulgarmente entendida como fanatismo religioso, avessa ao conhecimento, senão mesmo que despreza e combate o conhecimento, de doenças e de grande mortandade, enfim, uma época de trevas, da qual o homem moderno - novo - deve fugir e talvez ignorar, pelo menos por sua conta, excepto se se tratarem de conteúdos e formatos devidamente controlados e revistos pela censura politicamente correcta.

No entanto, nos últimos anos, o interesse pela Idade Média cresceu notavelmente, ao ponto de existirem feiras e outros eventos medievais em muitos locais do País, como sucede anualmente em Santa Maria da Feira.

http://www.viagemmedieval.com/


Não sabemos até que ponto a narrativa que nos é apresentada corresponde ou não à realidade da Idade Média. Porém, sabemos também como a ignorância sobre esta época da nossa História é crassa e cheia de lugares comuns.

A Idade Média pode ter experimentado um interesse crescente. Mas as trevas, na modernidade, não experimentaram seguramente um interesse menor.

manuelbras@portugalmail.pt

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional