<$BlogRSDUrl$>

2012/06/28

Fast & Furious 

Descobriu-se que a organização americana que fiscaliza álcool, tabaco e armas de fogo http://www.atf.gov/ enviou milhares de armas para os cartéis da droga mexicanos, operação conhecida por "Fast & Furious". A questão, e a suspeita, é saber, para além da coisa em si, se há dinheiro dos contribuintes por trás deste fornecimento de armas a quem as utiliza para introduzir droga nos EUA e, de caminho, deixar um amplo rasto de morte em terras mexicanas.

Céleres, o chefe da comissão de supervisão da Câmara de Representantes e um senador, intimam Eric Holder, o titular do Departamento de Justiça, em Maio de 2011, a comparecer no Congresso para esclarecimentos sobre esta famosa operação. E assim foi, tendo Holder declarado que só tinha tomado conhecimento do caso no mês anterior, em Abril de 2011. Porém, em Outubro de 2011, surgem documentos indiciadores de que Holder terá enviado relatórios em 2010 sobre o assunto. Em Abril de 2012, o chefe da comissão de supervisão da Câmara de Representantes, Darrell Issa, anuncia diligências no sentido de confrontar Holder com um "contempt vote", que deverá estar por dias, ao qual se parecem somar alguns representantes democráticos, eventualmente com medo do impacto que o caso possa ter nas eleições de Novembro. Há já quem peça a sua demissão.

http://www.foxnews.com/politics/2012/06/27/house-democrat-breaks-ranks-to-back-holder-contempt-as-vote-looms/

Não faltam no caso os ingredientes para um bom folhetim ou até uma boa telenovela, como aquelas a que a imprensa portuguesa tantas vezes nos fustiga com incidentes mais caseiros. O estranho é que pouco ou nada se tenha ouvido falar disto na imprensa portuguesa. Será que não tem interesse jornalístico? Fosse o presidente republicano e a coisa seria diferente.

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional