<$BlogRSDUrl$>

2012/06/12

Os bispos portugueses e a questão do aborto 

Ouvem-se por vezes acusações, vindas de diversos sectores, sobre a atitude dos bispos portugueses (CEP) em relação ao aborto. Uns consideram que tem sido uma atitude mole, descomprometida, pouco sonora, geradora de confusão, enquanto outros encontram no aparente silêncio dos bispos uma justificação moral e até uma aprovação dessa prática. Alguns consideram que, como os bispos não falam do assunto, é com cada um...

A confusão moral e doutrinal a respeito do Cristianismo é um must na cabecinha dos portugueses. Para quantos o rótulo de "católico" não será apenas isso, um rótulo, sem mais consequências na vida do que aquilo que o desconhecimento permite? Desde há muito que a indigência doutrinal campeia na sociologia religiosa portuguesa, a ponto de muitos pretenderem tudo e o seu contrário.

Para se ter uma ideia exacta do que disseram os bispos portugueses sobre o aborto, antes e depois do referendo de 2007, estudem-se os seguintes documentos:

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=38286


http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=42930


Talvez estes documentos tenham sido filtrados ou até truncados pelos media, como sucede habitualmente com estas coisas. Talvez depois os bispos não tenham falado muito mais no assunto. Mas, o que disseram é aquilo que fica.

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional