<$BlogRSDUrl$>

2012/06/27

O nervosismo de Barroso 


Sem dúvida, os líderes não eleitos da UE presumem uma importância e um peso que já não têm na cena mundial. Se é que a UE alguma vez teve importância. Quando essas evidências lhes são colocadas diante do nariz, eles recalcitram e ficam assim, irritados e nervosos, como o Barroso na cimeira do G20 no México. Se ele realmente acha que não está ali para receber lições de economia nem de democracia, só tem uma coisa a fazer, que é vir embora. Virá?

Entretanto, estes embusteiros da política, continuam a disfarçar que a crise e o fracasso da UE é apenas financeiro e económico e não político, quando na verdade o que fizeram ao longo das últimas décadas foi criar estruturas económicas e financeiras para colocar ao serviço de uma união política que convém à nomenclatura, mas que cada vez se revela mais impossível.

Mais, continuam a alimentar a ilusão de que a UE é a Europa e a Europa é a UE, para seu proveito.

Se a UE acabar, a Europa continua, mais livre e respirável, porque nunca foi uma união política. As tentativas de fazer da Europa uma união política deram sempre mau resultado.

Barroso tem razões para estar zangado. A central aproxima-se do fim.

http://www.telegraph.co.uk/finance/g20-summit/9339829/EU-not-at-G20-to-take-lessons-on-economy-says-Jose-Manuel-Barroso.html

http://online.wsj.com/article/SB10001424052702303379204577474620938063222.html?mod=googlenews_wsj



manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional