<$BlogRSDUrl$>

2011/03/10

Um presente para o PC 


O PC faz 90 anos. Temos que lhes dar um presente.

Não, não os vamos chagar com a derrocada da saudosa União Soviética e do “socialismo científico”. Porque aí eles vão dizer que o que falhou foi a prática, mas a teoria está certa, o que, além de transformar a “via para o socialismo” numa matéria de tentativa e erro, nos obriga a argumentar que se a teoria está certa, porque é que não previu os erros da prática e as limitações humanas? A URSS caiu sozinha. Os americanos nem precisaram de dar um tiro.

Vinte anos após a derrocada do muro de Berlim e do socialismo soviético, de que o PC tanto gostava e gosta, o PC consegue resistir com um rating entre 7 a 10%, não obstante considerar que sai sempre vitorioso em qualquer eleição. Isso, a juntar a outro tanto dos primos trotskistas do BE, torna Portugal um caso de estudo patológico no mundo ocidental, no que toca à confiança do eleitorado na extrema-esquerda. Talvez seja por isso que Portugal é um país pobre e não poderá deixar do o ser. Quem quiser viver livre do controle e do aperto do Estado social – do qual muita esquerda vive à conta –, trabalhar e fazer coisas a sério, emigra.

Passados 20 anos sobre a derrocada do comunismo na União Soviética, os marxistas estão mais animados e ganharam mais coragem, de tão deprimidos que estavam, com o advento da crise financeira e económica em 2008, que, segundo eles, é o desmoronamento do capitalismo.

Ora, aqui é que está o erro.

Em primeiro lugar porque o capitalismo não é um regime ou sistema político, mas económico, baseado na economia de mercado livre, em que o Estado tem uma intervenção mínima e reguladora. Em segundo, porque o sistema económico capitalista, que é muito menos rígido e mais flexível que o socialismo, consegue adaptar-se muito melhor, sem rupturas violentas, às inescapáveis crises que periodicamente assolam as economias e finanças.

Em terceiro, porque capitalistas são todos os regimes. A diferença é que no socialismo só há um único e grande capitalista: o Estado. Por isso, quando este cai, cai tudo.

Foi também por isso que, quando o comunismo se derrubou a si próprio, em 1989, milhares de russos, ucranianos, romenos, moldavos, emigraram para o ocidente com fome à procura de trabalho e de pão. Isto também os camaradas do PC já esqueceram, tal como esqueceram as atrocidades do Estaline, o homem que mandou matar mais comunistas em toda a História.

Se o capitalismo está assim tanto em crise, porque é que os americanos não emigram para a Europa à procura de melhor vida, que só o Estado social pode dar? Pois é…

Para terminar, uma dedicatória ao PC vinda dos camaradas do Laos, esse paraíso na terra que quase não se ouve falar, para se ver como no comunismo há liberdade

http://www.asianews.it/news-en/11-Christians-arrested-in-Laos-for-celebrating-Christmas,-3-remain-in-custody-20477.html

http://barnabasfund.org/US/News/Archives/Laotian-Christians-arrested-at-gunpoint.html




manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional