<$BlogRSDUrl$>

2010/10/28

O poder da internet 


A grande surpresa da primeira volta das eleições no Brasil foi a surpreendente e expressiva, embora insuficiente, votação alcançada por Marina Silva.

Num país com um fado político semelhante ao português – será herança? – o mais provável é que Dilma Rousseff arrecade a vitória na 2ª volta (31 de Outubro).

Porém, a surpresa foram os 19% de Marina Silva que obrigaram a uma 2ª volta, quando as sondagens oficiais lhe davam apenas 11 ou 12%.

Quais foram as armas de Marina?

A sua grande arma foi a firmeza e a coerência com princípios, como a protecção da vida humana desde a concepção, sem excepções, que não teve medo de proclamar claramente, frente às respostas dúbias e sinuosas dos seus adversários. A verdade é que se gerou na opinião pública brasileira uma onda de apoio à protecção da vida humana nascente, que encontrou em Marina Silva a legítima e idónea representante, veiculada através da Internet e à margem da imprensa de referência, que não teve outro remédio senão ir atrás dela nessa causa, arrastando de certa forma os outros candidatos que não se atreveram a enfrentá-la nessa questão, por comodidade ou oportunismo. Marina antecipou-se e ganhou a jogada, arrebatando os votos de muitos evangélicos e católicos, provando que a protecção da vida humana é uma questão civilizacional e política relevante, perante a qual as pessoas não são tão indiferentes como alguns pretendem fazer crer.

Marina Silva é uma cristã evangélica que não teve medo de ser coerente com as suas convicções e não as fechou a sete chaves no armário. A sua coerência contrasta com a incoerência de alguns políticos católicos que dão vergonha. Será preciso apontar nomes?

Marina Silva foi candidata do Partido Verde, mas todos sabem que ela não é uma ambientalista segundo o retrato-robot da ideologia. Marina revelou-se uma ambientalista diferente do vulgo. Desde logo porque nunca um candidato “verde” se comprometeu tanto na protecção da vida humana desde o ventre materno.

Talvez ela inaugure um ambientalismo diferente. Quem sabe?

O certo é que a relativa vitória com que muitos brasileiros a presentearam foi gerada na Internet.

http://online.wsj.com/article/SB10001424052748704631504575532221657312124.html?mod=WSJEUROPE_hpp_MIDDLESecondNews

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101004/not_imp619887,0.php




manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional