<$BlogRSDUrl$>

2009/05/04

O Ocidente e o Resto 



Manuel Brás

Eis mais um interessante livro de Roger Scruton que faz o diagnóstico da situação entre o Ocidente, o Islão, a globalização e o terrorismo.

Em linhas muito gerais e sintéticas, o que podemos esperar do Islão? Na concepção islâmica de sociedade humana não existem níveis autónomos de lei. Não há Deus e César. Só há Deus e uma lei, o Corão.

É claro que nos países ocidentais, onde os islâmicos são minoria, sujeitam-se exteriormente à ordem legal vigente, mas para eles só há uma lei. E uma vez em número e com poder suficiente para impor o Corão como lei única, todos se têm que submeter sem qualquer hesitação.

Esse perigo existe no Ocidente: França, Inglaterra, Holanda, Alemanha...

Mas o maior perigo é o vazio moral e cultural que lhe abre a porta, representado por aquilo que Scruton designa como “cultura de repúdio” a que uma parte do Ocidente condena a outra. O Ocidente está dividido contra si mesmo. É este o maior desafio civilizacional dos nossos dias: o inimigo interno, que repudia e destrói as lealdades sociais, as estruturas de pertença e de coesão social: desde a Nação, a identidade nacional, à família.

É o perigo de um Ocidente atomizado e ignorante das suas raízes, da sua História, da sua cultura, cujo vazio tende a ser ocupado por alguma outra coisa.

Um livro que dá muito que pensar e mais que fazer.

manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional