<$BlogRSDUrl$>

2008/02/12

DO MELHOR DA SEMANA (04 a 10/02/2008) 

---I---

“Mais meio milhão de peregrinos em Fátima, em 2007, do que no ano anterior, ou seja um total de cinco milhões e meio. Fátima registou, no ano passado, portanto, um aumento de dez por cento no número de pessoas que acorreram ao Santuário.

“As razões principais terão sido as comemorações dos noventa anos das aparições de Fátima e a inauguração da nova Igreja da Santíssima Trindade.

(…)

“Espanha, Itália e Polónia mantêm-se os três países estrangeiros com mais peregrinos”.


---II---

“O medo de Jaime Jesus, um bodyboarder de 20 anos, da Figueira da Foz, a cair de uma onda de quatro metros na Praia do Norte, na Nazaré, trouxe até Portugal, para as mãos de Miguel Barreira, fotógrafo do diário desportivo Record, o terceiro lugar da categoria de Desporto dos prémios World Press Photo (WPF). Miguel Barreira é o segundo português a conseguir este reconhecimento. O primeiro foi Eduardo Gajeiro, em 1974, com uma fotografia do general Spínola.

“Jaime, que se dedica totalmente ao bodyboard e que corre actualmente o circuito mundial da modalidade, estava de malas aviadas para o Havay, quando recebeu a notícia. Mas ainda a tempo de saber que o medo que diz ter sentido, em Dezembro passado, na Praia do Norte da Nazaré, durante o campeonato de ondas grandes Nazaré Special Edition, enquanto um turbilhão de ondas gigantes se preparava para o engolir, originou uma das “imagens do ano”, segundo a prestigiada World Press Photo.”


---III---

“(…) foi a vez de Sílvio Berlusconi dizer que a direita italiana apresentará uma lista única às eleições legislativas de 13 e 14 de Abril. Com vantagem nas sondagens, o antigo primeiro-ministro adopta uma estratégia diferente das eleições anteriores, em que a corrida às urnas foi feita por vastas coligações.

“Juntamente com Berlusconi, que lidera A Força Itália, estão os conservadores da Aliança Nacional de Gianfranco Fini e a Liga do Norte. Juntas, estas formações compõem a Casa das Liberdades, com vantagem nas sondagens de cerca de 15 por cento sobre uma coligação de esquerda. É daquela formação de direita que sairá agora uma lista única”.


---IV---

“Aos 35 anos, Henrique Veiga Fernandes ganhou uma bolsa de 1,9 milhões de euros (mais de 380 mil contos) para liderar uma equipa científica (…), bolsa atribuída pelo conselho Europeu de Investigação (ERC), a nova entidade financiadora da ciência na Europa.

“(…) no panoramam científico português é como ter-me saído a lotaria, disse o investigador no Instituto Nacional para a Investigação Médica da Grã-Bretanha, em Londres.

“Voltará para Portugal em Maio, para iniciar, no Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, o projecto de investigação que lhe valeu o financiamento europeu.

“Nos próximos cinco anos, a equipa a criar por Henrique Veiga Fernandes irá estudar o papel de um gene (o RET) no desenvolvimento e na função do linfócitos, células do sistema imunitário. O RET pode transformar-se num gene causador de cancro, devido a mutações ou a um funcionamento deficiente.

“De facto, em certas leucemias, um tipo de cancro que atinge as células do sistema imunitário, este gene funciona de forma excessiva. Mas qual é o papel exacto desempenhado por ele no sistema imunitário e, em particular, nas leucemias? É fundamentalmente a essa interrogação que Henrique Veiga Fernandes pretende responder durante o projecto.

(…)

“Este financiamento é absolutamente fantástico: vai permitir-nos competir com o que se faz na Europa.”



Foram estas as palavras finais de grande entusiasmo do jovem mas já ilustre académico, com grande currículo universitário, que nos levam a depositar as maiores esperanças no seu projecto e da sua equipa.

Que saiba e consiga escolhê-la com inteira felicidade, à altura das suas grandes ambições de cientista e investigador.

A.C.R.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional