2007/02/14
Salazar de Corpo Inteiro!
Parabéns Dr. Jaime Nogueira Pinto.
O “seu”, “nosso” Salazar de ontem, na RTP1, esteve plenamente à altura da figura histórica, o que me permite ainda dizer que também o Dr. Nogueira Pinto esteve à altura dos seus próprios pergaminhos e responsabilidades.
Era de temer que certas cautelas e temores – afinal desnecessários, como V. provou – fizessem qualquer outra apresentação de Salazar, como um dos dez grandes portugueses de sempre, resultar num herói chocho, deslavado, diminuído, irreconhecível enfim.
Agora é mesmo oficial e já ninguém corre o risco de cadeia por fazer-lhe publicidade, como certa lei ainda não revogada impõe…
Salazar foi mesmo o estadista gigante que nos habituámos a reconhecer, e uma das maiores figuras europeias do séc. XX.
E V. aproveitou magnificamente a oportunidade de no-lo restituir de corpo inteiro.
De ontem em diante, muitos portugueses deixam de ter razões para esconder ou disfarçar a sua admiração por Salazar, seja qual for o motivo; e um número ainda maior ficou informado, sem lugar para dúvidas, sobre a justiça que na primeira fase do concurso tantos portugueses lhe fizeram.
Ninguém pode mais ter receio de falar sem complexos da grandeza do Homem.
E isso fica a dever-se muito à sua coragem pessoal, ao seu conhecimento profundo do assunto e, sobretudo, à grande inteligência com que soube abordá-lo.
Atrevo-me a dizer que, graças a si e à RTP, Portugal é, desde ontem, reconhecidamente mais rico.
A.C.R.