2006/11/10
IV Congresso da ANESPO
A Associação Nacional de Ensino Profissional realizou o seu IV Congresso nos Açores, na Cidade da Praia, em 19 e 20 de Outubro.
Chegou-nos agora o texto do discurso do seu Presidente, Dr. José Luís Presa, na sessão de abertura, que é todo ele uma excelente peça de apresentação do que as Escolas têm sido, são e querem vir a ser.
Todo o espírito e expectativas das Escolas poderão sintetizar-se nestes três parágrafos:
“(…) Não haja a tentação de cercear as margens de autonomia administrativa, financeira, pedagógica e curricular de que as Escolas Profissionais, isoladamente ou em rede, têm vindo a dispor.”
“(…) Não se deixe de ter em conta que as Escolas Profissionais enquanto dispositivos de formação estão dotadas de projectos educativos estruturados, consistentes e de qualidade reconhecida e que são imprescindíveis para o desenvolvimento do País.”
“(…) Importa dizer que as Escolas Profissionais, com os seus quase dezoito anos de experiência, sempre estiveram na primeira linha quando era preciso implementar as políticas de educação e formação delineadas pelo Governo e, por isso, não aceitam qualquer cenário de secundarização ou marginalização pelo Ministério da Educação.”
Fim de citações.
A.C.R.
Chegou-nos agora o texto do discurso do seu Presidente, Dr. José Luís Presa, na sessão de abertura, que é todo ele uma excelente peça de apresentação do que as Escolas têm sido, são e querem vir a ser.
Todo o espírito e expectativas das Escolas poderão sintetizar-se nestes três parágrafos:
“(…) Não haja a tentação de cercear as margens de autonomia administrativa, financeira, pedagógica e curricular de que as Escolas Profissionais, isoladamente ou em rede, têm vindo a dispor.”
“(…) Não se deixe de ter em conta que as Escolas Profissionais enquanto dispositivos de formação estão dotadas de projectos educativos estruturados, consistentes e de qualidade reconhecida e que são imprescindíveis para o desenvolvimento do País.”
“(…) Importa dizer que as Escolas Profissionais, com os seus quase dezoito anos de experiência, sempre estiveram na primeira linha quando era preciso implementar as políticas de educação e formação delineadas pelo Governo e, por isso, não aceitam qualquer cenário de secundarização ou marginalização pelo Ministério da Educação.”
Fim de citações.
A.C.R.
Etiquetas: Ensino