<$BlogRSDUrl$>

2010/12/27

Wikileaks: fim do mundo? 

As, aparentemente, bombásticas revelações veiculadas pela organização Wikileaks sobre o conteúdo de comunicações internas no mundo diplomático e político ocidental, especialmente europeu e norte-americano, têm sido consideradas extremamente importantes. Será mesmo assim?

Nesta altura do campeonato algumas perguntas se impõem.

Serão essas revelações minimamente fidedignas?

Tendo em conta o carácter parcial das revelações, que incidiram em grande medida, para não dizer exclusivamente, sobre as diplomacias e instituições políticas ocidentais, especialmente americanas, qual a finalidade e a pretensão dos seus promotores?

Quem, ou o quê, está por trás deste golpe mediático?

São perguntas cuja resposta não é imediata e talvez não seja fácil, mas a verdade é, como podemos nós ter a certeza de que os conteúdos da Wikileaks não estão truncados ou que não há mais nada além daquilo que foi publicado que dê outro sentido às coisas?

Por outro lado, a incidência acusatória ao Ocidente, cujos políticos e diplomatas surgem sempre como vilões, não pode deixar de merecer desconfiança. Então na ONU e nas suas agências, nas diplomacias e nas instituições políticas de países como a China, a Rússia, a Venezuela, Cuba, ou em certas ONG’s – as mais governamentais de todas as organizações, será preciso dizer nomes? – não há nada de interesse para revelar? Porquê a obsessão com instituições ocidentais e americanas?

Hillary Clinton fez o seu papel, mostrou-se preocupada com a exibição pública de conteúdos confidenciais. Mas a verdade é que a importância de tudo isto é muito relativa e não vai alterar significativamente as relações políticas e diplomáticas no seio do Ocidente.

Ficámos a saber, com justas reservas, aquilo que já sabíamos, o que diplomatas e políticos ocidentais pensam uns dos outros e do resto do mundo, quem são os aliados e os não aliados, só que dito de formas mais simples e primárias. Mas isso, grosso modo, já nós sabíamos.

Pode uma organização que se dedica à espionagem, como é o caso da Wikileaks, acusar países e estados de o fazerem? Qual é o país ou estado que não tem serviços de informação e espionagem?

Pode acontecer é que uns sejam melhores que outros. Mas isso, é outra história.


manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional