<$BlogRSDUrl$>

2010/08/30

Combate à dor 


Sempre que o Estado – nos homens que o materializam – não admite uma instância transcendente além e fora dele próprio, acaba necessariamente por impor a si próprio como Deus, e aos outros aquilo que considera ser os valores supremos, ou seja, na prática, os seus semi-deuses.

Um dos semi-deuses do Estado social é, sem dúvida, um conceito abstracto, utópico e totalitário de saúde, cuja imposição tem justificado um moralismo sanitário, que assenta nos seguintes pressupostos: a saúde e o bem-estar físico são os valores supremos, logo têm que ser garantidos, custe o que custar, doa a quem doer. Resulta daqui a pretensão utópica de eliminar em absoluto a dor e o sofrimento, como se isso fosse possível e não fizesse necessariamente parte da real existência humana. Á boleia das utopias do paraíso terrestre e de uma existência sem sofrimento e dor, enquanto essas promessas não chegam, vão-se triturando, das mais variadas maneiras, as vidas dos mais fracos e doentes, só porque não dão suficientes garantias sanitárias. A moral da história é esta: um ser humano saudável e desejado é um semi-deus; um ser humano doente, sofredor e ainda por cima indesejado é algo para despachar quanto antes, com a maior desfaçatez possível. É bom de ver que, como a eliminação da dor e do sofrimento tem os seus limites, quando não se consegue eliminar a dor e o sofrimento, a solução é fácil: elimina-se o que sofre.

Foi este endoutrinamento do combate à dor que o Engº Sócrates fez na “bênção” da primeira pedra daquilo que será o novo Hospital de Vila Franca de Xira, daqui a uns anos.

Ao ouvir o Engº falar da prioridade do combate à dor em nome da dignidade humana, qualquer mortal se lembra logo de como o Engº Sócrates e o seu governo maquinaram pela facilitação do aborto em Portugal. Que bela contribuição para o combate à dor.

Pela lógica dele, um ser humano só é digno quando é “desejado”, saudável ou, no mínimo, curável.

Ele é o exemplo acabado de como a dignidade humana pode ser usada para destruir a dignidade humana.

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Novo-hospital-em-Vila-Franca-de-Xira.rtp&headline=20&visual=9&article=370682&tm=2



manuelbras@portugalmail.pt

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional