<$BlogRSDUrl$>

2005/12/08

Estamos todos proibidos de nos abstermos civicamente! 

Volto à intervenção de Paulo Portas na Associação Comercial do Porto, referida no poste de ontem e já anteontem também.

O conferencista acabou a dizer que “Portugal já perdeu muito tempo em nome de dogmas que estão ultrapassados”, atribuindo a influência marxista o termos uma Constituição à esquerda, “mesmo quando o povo português pretende votar à direita”.

E já durante o debate, Paulo Portas teve esta nota profundamente pessimista ao reconhecer que, apesar de o País precisar de uma nova Constituição, a população portuguesa ainda não está sensibilizada, preparada para ela.

Mesmo que assim fosse, não seria caso de desanimar.

Mas penso que, de facto, não é assim.

E não é assim porque, deprimido e, de certo modo, desesperado como está, o povo português o que quer é que lhe dêem uma esperança.

E, para essa esperança, toda a sensibilização está instalada e pronta a funcionar.

Creio que a reforma da Constituição cabe facilmente nessa expectativa, como a mão certa na luva certa, sem ser necessário qualquer ajustamento específico.

O próprio inevitável falhanço de Cavaco Silva, em vir a conseguir o que pretende, sem alterar a Constituição, vai ser altamente pedagógico.

Talvez seja quanto baste.

Mas isso não nos dispensa de continuarmos a doutrinação que Paulo Portas veio consideravelmente reforçar e, estou convicto, que vai continuar a desenvolver sem tréguas, nem pausas… de abstenção cívica.

A.C.R.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional