<$BlogRSDUrl$>

2004/05/03

"Portugal e Galiza — Encantos e encontros" - Por José David Santos Araújo 

É a última das edições em Português actual* sobre este tema da reaproximação entre Portugal e a Galiza, à luz das ideias integracionistas — cultural e linguisticamente falando, mas, por vezes, também económica e politicamente considerando possível e desejável a reintegração.

José David Araújo dá-nos no seu livro o estado presente da questão e o seu desenvolvimento ao longo de século e meio, sobretudo a partir do renascimento galaico da segunda metade do séc. XIX, mas sem esquecer os precursores.

Pessoalmente, é com muito orgulho que assisto a este acontecimento editorial (Edicións Laiovento — Vento do Sul — Santiago de Compostela) que é uma etapa importante no currículo galaicoportuguês ou lusogalaico do José David Araújo.

Juntos fundámos, em 21.12.95, o "Forum de Amizade Galiza Portugal" que, hoje presidido pelo José David e sempre perfeitamente fiel às raizes e projectos inspiradores, continua a desenvolver e alargar uma acção persistente em prol da reaproximação profunda entre Portugal e a Galiza.

Parabéns e um grande abraço ao Autor!

A.C.R.
__________________________________
* José David Santos Araújo é também um dos co-Autores do livro Galiza Portugal — Uma só Nação", editado em 1997 pela Nova Arrancada S.A.
Antes, em 1994, nas instalações da antiga Universidade Livre, em Lisboa, havíamos também organizado, durante dois dias, um concorrido encontro de umas três centenas de militantes e simpatizantes do reintegracionismo, que atraiu significativas atenções da Comunicação Social.
O lema fora o mesmo: "Galiza e Portugal — Uma só Nação!"

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Página inicial





  • Google
    Web Aliança Nacional